Um sinal de alerta comum de colesterol alto ocorre no pé

O colesterol alto costuma ser chamado de “assassino silencioso” porque raramente produz sintomas. Porém, há sempre exceções à regra. O acúmulo dessa substância gordurosa pode provocar um sintoma visível no pé.

Acontece de colesterol ruim (LDL) pode endurecer e estreitar as artérias dos braços e das pernas. Este processo é conhecido como doença arterial periférica (DAP). Quando isso acontece, a pessoa pode experimentar uma série de sintomas.

O sinal mais clássico e comum da DAP é a dor nas pernas. Isso pode aparecer como dor em uma área específica da perna, como na panturrilha ou na coxa ou até no pé. Com isso, a pessoa pode apresentar cãibras, inchaços e dor.

Outros sinais de DAP incluem:

  • Frio na parte inferior da perna ou pé, especialmente quando comparado com o outro lado
  • Dormência ou fraqueza nas pernas
  • Sem pulso ou pulso fraco nas pernas ou pés
  • Cãibras dolorosas em um ou ambos os quadris, coxas ou músculos da panturrilha após certas atividades, como caminhar ou subir escadas
  • Mudanças na cor da pele nas pernas
  • Crescimento mais lento das unhas dos pés
  • Dor ao usar os braços, como dor e cãibras ao tricotar, escrever ou fazer outras tarefas manuais
  • Perda de cabelo ou crescimento mais lento de pelos nas pernas.

Como evitar colesterol alto?

O colesterol alto é uma condição de saúde séria que pode aumentar o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Felizmente, existem várias maneiras de evitar o colesterol alto e manter a saúde em dia.

A chave para reduzir o colesterol ruim é cortar a gordura saturada, como frituras, alimentos industrializados e fast-foods. Escolha fontes saudáveis de gorduras, como abacate, nozes e azeite de oliva.

Outras mudanças no estilo de vida que podem beneficiar as artérias incluem a prática regular de exercícios físicos, manter um peso saudável, parar de fumar e reduzir o consumo de álcool.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾