Síndrome do túnel do carpo: como aliviar o problema que pode surgir na gravidez

Na reta final da gravidez, especialmente a partir do terceiro trimestre, não é só o peso do bebê que cresce — aumentam também os incômodos. Cansaço, dores nas costas, cãibras, insônia… podem dar as caras e deixar a gestante ainda mais ansiosa para a chegada do bebê. Outro desconforto comum é o acúmulo de líquidos, que provoca inchaço nos pés e nas mãos e, em alguns casos, pode levar à síndrome do túnel do carpo, uma neuropatia que surge quando há a compressão ou pinçamento do nervo mediano, localizado entre o antebraço e a mão.

Um estudo de 2015, da Universidade de Tilburg, Holanda, estimou que entre 31% e 62% das grávidas apresentam a condição, sobretudo após a 30ª semana. Entre os sintomas mais comuns estão:

  • Dor nas mãos e no pulso, muitas vezes à noite
  • Formigamento nos dedos
  • Perda de sensibilidade
  • Perda de força
Mulher com dores no pulso; túnel do carpo — Foto: Freepik

SAIBA MAIS

Pés inchados na gravidez: por que acontece e o que fazer para aliviar?

Nariz entupido é um sintoma da gravidez?

Dores musculares na gravidez

“A dor e o formigamento ocorrem por causa da deposição de líquido no tecido subcutâneo (onde a gordura é armazenada). É um sintoma normal no final da gravidez e que corre por todo o organismo, mas principalmente nas extremidades (ou seja, mãos ou pés)”, explica o obstetra Braulio Zorzella, representante da rede ReHuNa (Rede de Humanização do Parto e Nascimento) e colunista da CRESCER. Segundo o médico, quando essa retenção é excessiva, o quadro pode se agravar e provocar a síndrome do túnel do carpo. Em alguns casos, a dor é tão forte que chega a ser incapacitante, em especial para quem precisa das mãos no trabalho e em atividades domésticas.

Quer ficar por dentro das notícias sobre o universo da maternidade/paternidade? Assine grátis a newsletter semanal da CRESCER, com as principais notícias da semana

Como aliviar os sintomas?

Se estiver com muita dor, o ideal é procurar um atendimento médico, porque medidas como analgésicos, fisioterapia, acupuntura e uso de tala para imobilizar o punho durante a noite podem ajudar. Também vale evitar fazer movimentos repetitivos, na medida do possível. “Para lidar com o problema, evite alimentos industrializados com excesso de sódio, faça drenagem linfática para diminuir o inchaço e procure avaliação de um fisioterapeuta”, recomenda a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, de São Paulo.

Zorzella orienta, ainda, que as gestantes coloquem as mãos para cima sempre que puderem, a fim de diminuir a retenção de líquido nas extremidades com ajuda da gravidade. “Mas é importante conversar com o seu médico para entender se há outro componente envolvido”, ressalta o especialista.

É possível prevenir?

Tomar bastante líquido e manter uma rotina de atividade física são medidas que combatem o inchaço em geral e podem colaborar, indiretamente, para prevenir a síndrome do túnel do carpo.

As dores melhoram após o parto?

A síndrome do túnel do carpo costuma ir embora poucos meses depois que o bebê nasce. Quem está sofrendo muito com a condição pode precisar de auxílio nos cuidados com o bebê nos primeiros dias. Infiltração com corticoide e um procedimento cirúrgico simples são tratamentos para as situações em que o problema não se resolve com o fim da gestação. Por isso, se o desconforto persistir, procure atendimento médico.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾