Saiba quais as vitaminas que, combinadas, previnem o glaucoma

Após 12 anos acompanhando voluntários, pesquisadores da Universidade de Navarra, na Espanha, chegaram a três vitaminas que, quando combinadas, parecem ajudar na prevenção do glaucoma. Os resultados foram apresentados durante a 126ª reunião anual da Academia Americana de Oftalmologia. 

O glaucoma constitui um grupo de doenças oculares que podem causar cegueira. O problema está relacionado à alta pressão ocular, que provoca lesões no nervo óptico e prejudica a visão. Estima-se que cerca de 80 milhões de pessoas sofram do problema em todo o mundo, com o número podendo aumentar para 111 milhões até 2040.

Quase 20 mil pessoas participaram do estudo. Os voluntários tiveram que preencher formulários sobre seus hábitos de dieta e saúde a cada dois anos, dentro de um acompanhamento de 12 anos. 

Dessa forma, os cientistas notaram que pessoas que consumiam grandes quantidades de vitaminas A, C e E como suplementos ou por meio de alimentos eram 47% menos propensas a desenvolver glaucoma. Os efeitos só foram observados quando as três vitaminas eram ingeridas juntas.

A vitamina A pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como gemas de ovos e leite integral. Já a vitamina C é bastante presente em frutas, como laranja, mamão e goiaba. Por fim, temos a vitamina E, disponível no tomate seco, azeite de oliva e outros tipos de óleo.  

A equipe ainda não sabe explicar como a combinação leva a uma proteção do glaucoma. Mais estudos devem ser realizados para investigar o caso. Antes de tomar suplementos ou mexer drasticamente em sua dieta, procure um profissional da saúde para avaliar suas necessidades.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾