Remédio caseiro para queimação no estômago

Aprender a fazer um remédio caseiro para queimação no estômago pode ser um método eficaz para acabar com essas dores de barrigas resultantes da indigestão e do refluxo. A queimação no estômago não é uma condição, e sim um sintoma de alguns problemas intestinais comuns, mas pode ser tratada através de remédios caseiros ou outros medicamentos vendidos na farmácia. 

Em geral, a sensação de queimação no estômago pode ser passageira e durar apenas algumas horas, dependendo de sua causa. Ela pode ser o resultado de diversos fatores, incluindo o consumo de certos alimentos gordurosos, refrigerantes, cafeína, álcool e também do estresse e do tabagismo. 

Enquanto antiácidos geralmente auxiliam no tratamento desse sintoma, o remédio caseiro para queimação no estômago é uma forma mais natural de combatê-lo. Confira algumas dicas: 

Digestão: o que é e 8 dicas para melhorar a sua

Chá de hortelã

O chá de hortelã é um ótimo remédio caseiro para queimação no estômago, uma vez que tem um efeito antiespasmódico no corpo, que alivia problemas gastrointestinais como a indigestão e a náusea. No entanto, o seu consumo não é recomendado para pessoas com azia, já que o chá de hortelã pode relaxar o esfíncter esofágico inferior, resultando na volta do suco gástrico para o exôfago. 

Vinagre de maçã

O consumo de alimentos ácidos pode aliviar a queimação no estômago. Embora pareça anti-intuitivo, pesquisas mostram que a ingestão desses compostos pode regular a produção de ácido estomacal, resultando no seu equilíbrio. 

Para fazer esse remédio caseiro para queimação no estômago, combine de duas a três colheres de chá de vinagre de maçã com um copo de água e beba. A mistura de mel ou outro adoçante natural, como o agave, é opcional. 

Chá de camomila

O chá de camomila é um anti-inflamatório natural, podendo agir como um remédio caseiro para queimação no estômago. Essa erva pode aliviar o desconforto da indigestão e reduzir a produção de suco gástrico, que causa a sensação de queimação. 

Banana

A banana é uma fruta rica em antiácidos naturais que ajudam a regular a produção de suco gástrico estomacal. Além disso, ela é uma fonte de potássio, que também ajuda na diminuição da produção desse ácido. Esse remédio caseiro para queimação no estômago não possui nenhuma instrução! Só o consumo da fruta in natura pode ajudar no sintoma. 

Água com limão

Como já mencionado, o consumo de alimentos ácidos podem ajudar a regular o pH do estômago. Entretanto, a água com limão pode ser um remédio caseiro para queimação no estômago por suas propriedades alcalinas, que neutralizam o suco gástrico e auxiliam na digestão. 

Misture uma colher de sopa de suco de limão em uma xícara de água quente ou morna e beba. 

Água com limão: usos e benefícios

Gengibre

O gengibre é famoso no tratamento de diversos problemas estomacais, incluindo a queimação. Muitos estudos já comprovaram a sua ação anti-inflamatória, que pode ser benéfica no tratamento da dor de barriga e da náusea. 

Para a queimação no estômago, é recomendado o consumo de chá de gengibre. Confira a nossa receita: 

Chá de gengibre: para que serve e como fazer

Manjericão 

Algumas propriedades do manjericão podem ajudar no alívio de gases, acidez e náusea, o que o torna um remédio caseiro para queimação no estômago. Essa receita é feita com três ou quatro folhas de manjericão, uma xícara e meia de água e o adoçante de sua preferência. 

Ferva as folhas de manjericão na água, coe e beba como quiser. 

Quando ir ao médico 

Apesar da eficácia de um remédio caseiro para queimação no estômago, esse sintoma pode ser o resultado de alguma condição mais séria. Se o incômodo persistir por mais de duas semanas, consulte um médico. 

Outros possíveis sintomas que podem indicar esses problemas são: 

  • Perda de peso;
  • Perda de apetite;
  • Vômito; 
  • Fatiga; 
  • Problemas em engolir.

É importante lembrar, que embora as informações contidas neste site tenham embasamento científico, elas não substituem, em hipótese alguma, o diagnóstico e tratamento médico profissional. 

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾