Quais são os sintomas da menopausa e quando ela começa?

De acordo com a ginecologista Fernanda Pellizzetti, a menopausa é o período que marca o fim dos ciclos menstruais da mulher (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Falar sobre a menopausa às vezes causa desconforto entre as mulheres. Esta fase transitória, que prepara o corpo para o novo ciclo, vem acompanhada de sintomas que podem causar transtornos neurológicos, cardiovasculares e articulares, com efeitos por todo o corpo. 

De acordo com a ginecologista Fernanda Pellizzetti, a menopausa é o período que marca o fim dos ciclos menstruais da mulher, diagnosticada depois de passar 12 meses sem um período menstrual. 

“A menopausa pode acontecer por volta de 40 a 50 anos, sendo que no climatério (período pré-menopausa) a menstruação começa a falhar, os ciclos ficam mais longos e a mulher não menstrua mais todo mês, até que chega o momento em que o ciclo cessa e os hormônios femininos caem e acontece a menopausa, que é causada pelo “esgotamento” dos ovários”, explicou.

Além dos sinais hormonais, para a médica, existem outros sinais de que a mulher está passando pelo período da menopausa. Saiba agora quais são eles: 

Ondas de calor: Estas ondas surgem de forma inesperada e causam crises de calor, atingindo especialmente a parte superior do tronco, o pescoço e o rosto. Por vezes, a pele da face fica avermelhada e a mulher começa a suar excessivamente, devido a intensidade de calor.

Oscilações de humor: O motivo é que os hormônios responsáveis pelo funcionamento do sistema nervoso central são exatamente o estrógeno e a progesterona, que fica em baixa na menopausa. Sensação de irritabilidade, melancolia, ansiedade e choro são outros sintomas que podem se manifestar nessa fase.

Mudanças urogenitais: Há diversas alterações urogenitais na mulher, essas incluem dificuldade em esvaziar a bexiga, incontinência urinária e infecções que atingem a bexiga e a uretra com frequência. Afetando na produção de libido, causando ressecamento vaginal e dores durante a relação sᕮxual

Alterações do sono: O estrogênio [hormônio sᕮxual feminino] também está relacionado à regulação do sono da mulher. Por isso, é possível que ela sinta dificuldade para dormir como antes. As ondas de calor também interferem, já que podem ocorrer durante a noite e atrapalhar o momento de descanso.

No entanto, os sintomas acima não são motivos de preocupação. A menopausa é um ciclo natural que pode ser tratado, mas a indicação deve ser feita por um médico, o qual irá avaliar a paciente, levando em conta quais são as alterações de comportamento, o momento de vida em que se encontra, entre outros fatores.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾