Primeiro sinal de alerta de colesterol alto pode aparecer à noite

Os altos níveis de colesterol causam o acúmulo de placas nas artérias. As placas são um coquetel de substâncias gordurosas, resíduos celulares, cálcio e fibrina.

Uma vez que as artérias contêm muito dessa mistura, elas se tornam espessas e rígidas, reduzindo o fluxo sanguíneo.

Isso significa que os músculos e outros tecidos além do estreitamento não recebem um suprimento de sangue bom o suficiente.

Esses processos estabelecem as bases para uma condição conhecida como doença arterial periférica (DAP).

É o mesmo processo que leva a ataques cardíacos e derrames, mas na DAP são as artérias das pernas que são afetadas e, menos comumente, as dos braços.

Sinal que atrapalha o sono

De acordo com a Cleveland Clinic, o primeiro sintoma desencadeado pela DAP pode ser dor, cãibras ou desconforto nas pernas, que podem ocorrer à noite atrapalhando o sono.

Nos estágios iniciais da DAP, a dor geralmente ocorre apenas durante a atividade. Mais tarde, as artérias podem ficar tão estreitas que, mesmo em repouso, os músculos não recebem sangue suficiente para funcionar adequadamente e isso causa dor.

Além disso, há um elemento mecânico para o problema à noite.  Acontece que, com a pessoa deitada, o fluxo sanguíneo para as pernas não está sendo auxiliado pela gravidade.

É importante dizer que nem sempre a DAP causa muitos sintomas perceptíveis, o que a torna difícil de identificar – da mesma forma que o colesterol alto. Por isso, é sempre importante consultar um médico. A maneira mais confiável de determinar os níveis de colesterol é por meio de um exame de sangue.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾