Planta saião: conheça a espécie medicinal que ajuda a combater gastrite

A planta saião, cientificamente conhecida como Kalanchoe pinnata, é uma erva medicinal nativa das regiões tropicais da América do Sul. Popularmente chamada folha-da-fortuna, suas folhas são suculentas e a planta pode atingir até 1m de altura, especialmente durante sua floração.

A Kalanchoe pinnata recebe o nome de saião em referência às suas flores com pétalas avermelhadas, que pendem para baixo e se assemelham a saias, em hastes longas cheias de pequenas flores. As folhas largas verdes e com bordas marrons garantem também o uso decorativo da planta.

O saião pode ser usado para ajudar a reduzir a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço em todo o corpo devido suas propriedades diuréticas, sendo muito útil especialmente em casos de inchaço nas pernas — Foto: Flickr / Forest and Kim Starr / CreativeCommons

De origem africana, da ilha de Madagascar, a saião está muito adaptada ao nosso clima e pode ser cultivada a pleno sol ou a meia-sombra. Sua rápida reprodução chama a atenção dos amantes de plantas. Assim que uma folha cai ao chão, em seguida, aparecem várias mudas, daí o nome popular folha-da-fortuna, que representa prosperidade.

A espécie, que apresenta propriedades anti-inflamatórias, é bastante usada para tratamento de furúnculos, diabetes e xarope para tosse. Além disso, ainda pode tratar gastrite e diminuição do inchaço. “Na medicina tradicional, ela é usada também para tratar leishmaniose, especialmente a cutânea”, afirma a engenheira-agrônoma Renata Brito

Um ponto importante: o saião não deve ser usado por mulheres grávidas, lactantes, crianças ou pessoas com problemas cardíacos e hipotireoidismo, devido a sua toxicidade. Deixe ela longe dos pets!

Cultivo: iluminação, solo e rega da planta saião

Pessoas com imunidade baixa, que usam remédios imunossupressores, e grávidas devem evitar a ingestão da planta — Foto: GettyImages

Segundo o paisagista Marlon Lima, a saião é uma planta de fácil cultivo, ideal para climas quentes, e adaptada a temperaturas mais amenas. “Essa espécie gosta de locais com sol ou meia-sombra, por isso, é indicado garantir de 4 a 6 horas de bastante luminosidade diariamente”, explica.

As mudas também são facilmente feitas a partir de brotos laterais ou através da folha. Basta coletar e colocar a base da folha na superfície do substrato, e esperar o enraizamento. Em alguns dias surgirão várias mudas nas nervuras da folha.

Por ser uma suculenta, você deve sempre cultivá-la em solos bem drenados. “Acrescente uma parte de areia para garantir textura leve ao substrato”, diz o paisagista. As regas são necessárias quando o solo estiver seco ou semanalmente de modo a manter sempre úmido. Para manutenção de substratos, use adubos orgânicos durante a primavera e o verão. Ela pode ser cultivada em vasos ou canteiros.

Uso medicinal da planta saião

A folha-da-fortuna é uma suculenta que resiste às diferentes condições de clima e solo, porém é suscetível aos ataques de pragas e doenças — Foto: GettyImages

Muito usada pelas propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes, anti-bacterianas que combatem vários problemas, desde do trato respiratório nos cuidados de bronquites e tosses, até problemas estomacais, como gastrites.

Um estudo divulgado pela International Journal of Research in Ayurveda and Pharmacy mostrou que, além disso, a saião pode ser eficaz para reduzir o nível de açúcar no sangue, recomendada para diabéticos como terapia complementar.

“A espécie também auxilia no controle de alergias e doenças autoimunes, evita ataques anafiláticos por picada de insetos e cálculos renais. O uso mais comum da planta é no preparo de chás. A parte mais usada são as folhas, que também pode-se preparar sucos e pastas para aplicar na pele”, comenta Marlon.

Conforme o paisagista, há estudos explorando atividade antitumoral, anti-leishmaniótica, antialérgica, e de soluções que melhoram problemas de pele, como queimaduras, dermatite, feridas, calos e verrugas.

Pragas e doenças na planta saião: como evitar?

Além disso, as suas folhas possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e nutrientes, que auxiliam no tratamento de doenças causadas por bactérias — Foto: Flickr jaque zattera / CreativeCommons

A saião é uma planta com poucas pragas. Porém, é mais propensa a ter algo quando cultivada em local pouco ventilado ou iluminado. As pragas que podem atingi-la são cochonilhas, pulgões ou lagartas. Para evitar, faça a seguinte solução caseira indicada por Marlon Lima:

  • Acrescente 50 g de sabão caseiro em 5 L de água quente. Após esfriar, aplicar com pulverizador mensalmente.

Agora, se sua planta já está com alguma dessas pragas, faça uma solução caseira de macerado de fumo. “Pique 10 cm de fumo de corda e coloque em 1 L de água por um dia em recipiente não-metálico com tampa. Dilua em 10 L de água e pulverize semanalmente até o controle”, finaliza ele.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾