Os pais devem ficar atentos a essas doenças reumáticas nas crianças

As doenças reumáticas são aquelas que afetam o aparelho locomotor – articulações, ossos, cartilagens. Segundo especialistas, as crianças também podem desenvolver sintomas dessas doenças, por isso, é necessário que os pais fiquem atentos. No artigo de hoje, vamos falar sobre os principais sintomas que podem aparecer em uma criança. Confira!

Sintomas em uma criança

De acordo com especialistas em doenças reumáticas, os sintomas podem surgir em qualquer idade, inclusive na infância. Por isso, os pais devem prestar bastante atenção às queixas e sintomas que as crianças falam e apresentam, para caso tenha algum problema, tratá-lo o mais rápido possível.

Os principais sintomas que podem surgir nas crianças na infância estão relacionados a dores musculoesqueléticas – dores articulares, musculares e no corpo em geral – principalmente nas pernas. Além disso, o inchaço articular – aumento do tamanho das articulações – também é um dos principais sintomas.

Tais dores muitas vezes podem impedir que a criança desempenhe atividades normais, como ir à escola. Por isso, assim que você identifique algum sintoma em seu filho em relação a dores musculoesqueléticas, é necessário que você procure um pediatra e um reumatologista que, em conjunto, vão trabalhar da melhor forma possível a cuidar do problema do seu filho.

Sobre o tratamento de doenças reumáticas

O tratamento vai depender muito da doença da criança, visto que o tratamento é muito específico e especializado. Quanto mais rápido começar o tratamento, maiores são as chances de combater a doença ou pelo menos fazer com que a criança viva de uma forma controlada e tranquila. Segundo reumatologista, um atraso de três a seis meses no tratamento pode fazer com que a lesão se torne irreversível.

A doença reumática mais comum que afeta as crianças atualmente é a artrite idiopática juvenil (AIJ) que contribui para o inchaço nas articulações e dor musculoesquelética. Além disso, essa doença traz outros sintomas como febre prolongada, perda de peso, erupções cutâneas. O tratamento é feito com medicação oral ou injetável e tem como objetivo o controle da doença, alívio da dor e melhorar a capacidade funcional da criança.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾