O que são os “barulhos” do estômago?” Devo me preocupar?

Barulhos no estômago causam uma sinfonia muito embaraçosa. Você está com fome e seu estômago ronca? Isso pode lhe causar situações constrangedoras. Você comeu alguma coisa e agora ouve sons estomacais. Isso é normal? Para absorver os alimentos, nosso trato digestivo deve primeiro fazer uma mistura, que deve percorrer todo o trato digestivo para permitir a assimilação dos nutrientes. Por um movimento rítmico (peristaltismo), o alimento entra no estômago e depois no intestino.

É esse movimento de alimentos liquefeitos, de uma extremidade do sistema digestivo para a outra, que é responsável por esses ruídos internos chamados de borborigmos. Neste artigo, abordaremos os fundamentos da digestão e o que você precisa saber para lidar com a barulheira.

A sinfonia de sons do estômago – Foto: divulgação

Por que meu estômago está fazendo barulho?

Primeiro, o estômago está longe de ser o único culpado. Os sons em questão vêm principalmente do intestino. Os sons intestinais são geralmente normais e muitas vezes inaudíveis. Mas nem sempre é assim e para algumas pessoas, dependendo do local e das circunstâncias, essas manifestações sonoras podem ser bastante constrangedoras.

Quando os ruídos são audíveis, é porque estão presentes dois fatores: a contração muscular do intestino e a presença de líquido ou gás. Em outras palavras, seu intestino fica barulhento enquanto tenta mover seu conteúdo; se este último consiste em gases (que é o caso quando você está em jejum), comer geralmente acalma as coisas.

Na ausência de náusea, dor ou febre, se os ruídos ocorrerem após uma refeição, o intestino está funcionando normalmente. No entanto, existem exceções, que veremos a seguir, relacionadas a problemas particulares, como má absorção, dispepsia e infecção.

É normal ou não?

Tudo depende. Você está sentindo algum outro sintoma? Náusea, febre, dor abdominal, por exemplo? Se assim for, consulte um médico, porque algo está obviamente errado.

O silêncio completo pode ser um sinal de obstrução intestinal, considerada uma emergência médica. Deve-se notar que sons hiperativos (ou seja, muitos ou muito rápidos) também podem ocorrer durante uma oclusão, embora sejam mais frequentemente associados a problemas de má absorção ou diarréia.

A diarreia é caracterizada por um aumento das contrações rítmicas (peristaltismo), combinado com um acúmulo de líquido e gás no intestino. Essa situação ocorre quando o intestino não consegue digerir os alimentos (devido a danos ou infecções) e o alimento reabsorve água; o corpo então tenta se livrar dele o mais rápido possível, acentuando o gorgolejo e o zumbido ao mesmo tempo.

Alguns problemas de má absorção, como a doença celíaca (ou enteropatia sensível ao glúten ), estão associados ao aumento dos sons intestinais. Este também pode ser o caso da intolerância à lactose, causada por uma diminuição das enzimas necessárias para digerir o açúcar do leite (lactose). A lactose chega então intacta ao cólon, onde será metabolizada por bactérias (produtoras de gás); novamente, o que não é assimilado retém água, e as fezes ficam mais moles.

A saber: sons hiperativos também podem ocorrer durante uma obstrução intestinal. Como dissemos acima, este é um caso de emergência – é prudente ir ao hospital sem demora! Na presença de uma oclusão, no entanto, os sintomas geralmente são muito óbvios e a dor pode ser muito intensa. Em conclusão, os sons são devidos ao intestino se contraindo cada vez mais para empurrar seu conteúdo para frente, apesar do estreitamento da passagem.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾