O excesso de sal pode causar estresse?

excesso de sal aumenta a atividade dos genes que regulam como o corpo responde ao estresse. O sal não apenas aumenta o risco de hipertensão, ataque cardíaco ou derrame, mas também afeta nossa saúde mental.

Se ultimamente você se sente mais estressado do que o normal e as tarefas diárias habituais o sobrecarregam, você pode estar ingerindo muito sal .

Um excesso de sódio pode causar um aumento nos hormônios do estresse , mostrou um estudo da Universidade de Edimburgo.

OS EFEITOS DO SAL NA SAÚDE

A OMS recomenda consumir menos de 5 gramas (um pouco menos que uma colher de café) de sal por dia, mas a maioria consome de 9 a 12 gramas em média, ou seja, praticamente o dobro.

O excesso de sal favorece o desenvolvimento de hipertensão , que por sua vez aumenta o risco de infartos , derrames e demência vascular .

Os efeitos do sal no sistema circulatório e vascular foram bem estudados, mas os efeitos no comportamento não foram tão bem estudados . Para descobrir, especialistas da Universidade de Edimburgo usaram ratos, que normalmente seguem uma dieta com baixo teor de sal, e os alimentaram com alimentos ricos em sal para refletir a ingestão humana típica.

COMO O SAL CAUSA ESTRESSE

Os pesquisadores descobriram que uma dieta com alto teor de sal não apenas aumentou os níveis de hormônio do estresse em repouso , mas a resposta hormonal dos camundongos ao estresse ambiental foi o dobro da dos camundongos com uma dieta normal.

Eles descobriram que a ingestão de sal aumentou a atividade de genes que produzem proteínas no cérebro que controlam como o corpo responde ao estresse.

ESTRESSE BOM E ESTRESSE RUIM

O estresse é um mecanismo natural do corpo para agir diante de um perigo específico . Em uma situação estressante, o corpo libera hormônios que deixam o cérebro mais alerta, os músculos tensos e os batimentos cardíacos acelerados.

Esse tipo de estresse é conhecido como eustress e é positivo porque o torna decisivo, motiva e melhora sua produtividade. Estudos demonstraram que também é saudável porque pode ativar as defesas e atuar como proteção contra doenças.

Mas quando o estresse dificulta o sono, te bloqueia e te angustia e você não para de pensar no que te preocupa, é sinal de que isso te oprime e não é benéfico.

COMIDA E ESTRESSE

A linha entre o estresse bom e ruim é muito tênue e depende do limite de cada pessoa, mas de acordo com um estudo da Universidade de Edimburgo, o excesso de sal pode aumentar os níveis de hormônio do estresse sem motivo aparente.

Os pesquisadores também querem estudar se, além do estresse, o consumo de sal também causa outras alterações de comportamento, como ansiedade e agressividade .

“Somos o que comemos e entender como os alimentos com alto teor de sal mudam nossa saúde mental é um passo importante para melhorar o bem-estar. Sabemos que comer muito sal prejudica nossos corações, vasos sanguíneos e rins. Este estudo agora nos diz que o alto teor de sal O sal na nossa alimentação também altera a forma como o nosso cérebro lida com o stress “, conclui Matthew Bailey, professor do Centro de Ciências Cardiovasculares da Universidade de Edimburgo.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾