Mito ou verdade: comer maçã em jejum desintoxica o organismo?

É importante estar ciente dos riscos de adotar ideias irrelevantes na dieta. Em vez de seguir modismos ou crenças populares, o melhor caminho é se concentrar em uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e variada. 

Veja também: Jejum intermitente reduz gordura em lugar pouco previsível; é o que diz estudo

Sempre que tiver dúvidas sobre restrições alimentares, é importante consultar um nutricionista ou um profissional de saúde capacitado para obter conselhos personalizados e baseados em evidências científicas.

Comer maçã em jejum faz bem? 

Não há evidências científicas suficientes para apoiar a ideia de que comer maçã em jejum ajuda a desintoxicar o organismo. Embora esta fruta contenha nutrientes saudáveis, como vitaminas, minerais e antioxidantes, não há nenhuma substância nela que tenha propriedades desintoxicantes. Portanto, a informação que já foi amplamente compartilhada não passa de um mito. 

Alimente-se bem para desintoxicar 

É importante lembrar que o corpo humano tem seus próprios mecanismos de desintoxicação, principalmente por meio do fígado e dos rins, e que a alimentação é importante para a manutenção da saúde geral do organismo.

Sendo assim, antes de confiar em uma única fruta ou alimento na tentativa de “desintoxicar” o corpo, é melhor adotar um estilo de vida saudável, que inclua uma dieta equilibrada, atividade física regular e descanso. 

Os principais benefícios das maçãs  

No entanto, as maçãs podem ter outros benefícios à saúde, como melhorar a digestão, controlar o açúcar no sangue e promover a saciedade, potencializando a perda de peso. Além disso, é uma excelente fonte de fibra que regula o intestino e oferece vitamina C e potássio, reduzindo o índice glicêmico e fortalecendo o sistema cardiovascular. 

A variedade na dieta é importante porque alimentos distintos fornecem diferentes nutrientes necessários para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Cada alimento tem sua composição nutricional única, incluindo vitaminas, minerais, fibras, proteínas e carboidratos.

Essa atitude de variar no cardápio ainda estimula o paladar a se acostumar com o sabor natural de frutas, legumes e verduras, a partir de receitas bem pensadas. 

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾