Milagres para a saúde: descubra os 4 benefícios da hortelã

Há milênios, as ervas medicinais são utilizadas para o tratamento de enfermidades. A hortelã é uma delas. Com grande riqueza de substâncias, ela conta com benefícios incríveis para o corpo humano, atuando como um poderoso agente para a prevenção de doenças. Ficou curioso(a)? Saiba mais sobre quais são os benefícios da hortelã lendo as informações abaixo.

Descubra os principais benefícios da hortelã para o organismo

Seja em chás, medicamentos fitoterápicos, óleos essenciais ou preparos que preservem suas propriedades, consumir a folha da hortelã traz grandes vantagens para a saúde. Confira algumas delas a seguir:

Previne doenças

A hortelã é uma planta que tem praticamente tudo o que o corpo precisa para funcionar bem. É rica em vitaminas A, B, C e D, além de minerais como magnésio, ferro, sódio e potássio. Atua como antioxidante combatendo os radicais livres, agentes causadores de câncer, além de prevenir o envelhecimento precoce, amenizar problemas de pele, reduzir a queda de cabelo e promover ação anti-inflamatória, antibacteriana e antifúngica.

Ajuda na digestão

A hortelã da espécie Mentha, rica em fibras dietéticas, é indicada para o tratamento de disfunções do trato gastrointestinal, como a prisão de ventre. O chá dessa erva estimula as glândulas salivares a produzir enzimas digestivas, relaxa os músculos do estômago e ajuda na passagem do fluxo biliar. O seu suco sacia a fome e é um excelente diurético, poderoso efeito para quem busca emagrecer. Além disso, esta hortaliça tem o poder de regular os níveis de colesterol, aumentando a produção de HDL e diminuindo o LDL.

Age como calmante natural

O chá de hortelã é um líquido natural que possui propriedades calmantes. As substâncias presentes nas folhas têm efeito direto no cérebro, fazendo o corpo relaxar, reduzindo as sensações de fadiga, estresse, ansiedade e insônia. Seu óleo essencial é usado em medicamentos para aliviar a dor de cabeça e tratar a depressão, mas também pode ser utilizado em sabonetes aromáticos para elevar o humor.

Melhora as vias aéreas

A substância mentol presente no hortelã promove grandes benefícios para as vias respiratórias. Começando pela sua ação expectorante, muito utilizada em medicamentos fitoterápicos para tratar a tosse com muco. Seu aroma forte ajuda na limpeza da traqueia, na desobstrução do nariz e na amenização de alergias e asma. Além disso, ela atua na redução do mau-hálito e na promoção da diminuição de cáries e infecções na garganta.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾