Exótica e saborosa: guapeva é uma fruta brasileira rica em nutrientes

A guapeva é uma fruta brasileira comum na região amazônica, de aspecto arredondado e coloração amarela, o que a faz lembrar a uma laranja. Conhecida como abieiro, mas de nome científico denominado pouteria caimito, a guapeva é também considerada uma fruta exótica. Apesar disso, ela apresenta uma variedade de benefícios para a saúde.

Ela também é comum em outros países da América do Sul, como Peru e Colômbia. No Brasil, está situada na região costeira de Mata Atlântica, entre os estados de Pernambuco e Rio de Janeiro.

A guapeva está presente na alimentação de muitos brasileiros, especialmente na zona rural do cerrado. A fruta também é utilizada como prática medicinal, especialmente para o combate à inflamação de fígado. Na indústria farmacêutica, é usada para o tratamento de câncer e diabetes.

Características da guapeva

Esta é uma árvore de grande porte. Mesmo apresentando crescimento lento, pode atingir de 24 a 30 metros de altura facilmente. A árvore gosta de crescer em locais úmidos e costuma florescer próximo de rios e lagos.

Os frutos dela costumam aparecer entre os meses de dezembro e janeiro, normalmente expelem um líquido de aspecto leitoso, que não deve ser ingerido. É preciso lavá-lo fora em água corrente.

Na hora de comer após fazer a devida limpeza, você irá se surpreender ao provar, pois notará que o sabor da fruta é levemente adocicado e a polpa dela pode ser consumida tranquilamente com uma colher, após tirar o caroço.

Propriedades medicinais e formas de utilização da guapeva

A guapeva é uma fruta exótica e saborosa que está repleta de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ambas ações que são benéficas para a saúde. No tratamento de doenças, ela contribui para reduzir o crescimento celular, o que é eficaz no combate ao câncer, além de ser útil no tratamento de enfermidades crônicas como a diabetes.

Como todas as frutas, a guapeva pode ser consumida ao natural, em sucos, geleias e até mesmo na produção de picolés e sorvetes com o sabor doce. Pelo fato de não ser comum e tão popular no cotidiano de brasileiros, ela pode ser encontrada em mercados municipais com foco na venda de produtos naturais ou até mesmo na internet.


Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾