Dores nas mãos merecem atenção, alerta especialista

Muita gente já experimentou a sensação das mãos formigando, o que acontece, geralmente, quando se passa muito tempo com o punho em uma mesma posição. Isso pode acabar bloqueando a circulação do sangue no local. Outras pessoas, porém, convivem com esse incômodo todos os dias. É o que acontece quando se tem uma condição chamada Síndrome do Túnel do Carpo. Trata-se de uma doença que comprime o nervo mediano no canal do carpo, uma estrutura anatômica que fica entre a mão e antebraço.

“No seu trajeto do punho até à mão, o nervo mediano atravessa um canal estreito no carpo onde é suscetível de se tornar comprimido, originando um quadro clínico conhecido como Síndrome do Túnel do Carpo”, explica o médico ortopedista e cirurgião de mão do Hospital São Domingos, Dr. Maurício Lima.

O médico explica que, existe um ligamento localizado junto à palma da mão que forma uma espécie de túnel, chamado de túnel do carpo, por onde passam várias estruturas. Dentre essas estruturas, está o nervo mediano, responsável por parte da sensibilidade e dos movimentos da mão.

Dr. Maurício Lima

“Eventualmente, essa estrutura pode se tornar mais espessa e comprimir o nervo mediano. A compressão do nervo causa vários sintomas, que podem dar alguns sintomas como dormência nos dedos, a perda de força muscular, dor noturna. O paciente sente uma fraqueza. Existem diversos tipos de tratamento, desde o tratamento ao tratamento cirúrgico”, destaca Dr. Maurício Lima.

Tratamento Cirúrgico

A cirurgia para a Síndrome do Túnel do Carpo é feita para liberar o nervo que está sendo pressionado na região do punho, aliviando os sintomas clássicos como formigamento ou sensação de picada na mão e nos dedos, sendo indicada quando o tratamento com medicamentos, imobilizadores (órteses) e fisioterapia, não promovem a melhora dos sintomas.

“A cirurgia é realizada para o tratamento de condições que causem dor e prejudiquem a força, a função e a flexibilidade do punho e dos dedos. O procedimento oferece resultados muito satisfatórios para o paciente, como o  alívio imediato das dores e recuperação da sensibilidade da mão. É um procedimento simples e seguro, realizado com anestesia local e com baixas taxas de complicações”, frisa o ortopedista.

Quando procurar ajuda

Quando não tratada, a doença pode evoluir e levar a alterações motoras, como fraqueza para movimentar os dedos e, até, incapacidade de segurar objetos. Por isso, é importante dar atenção à condição. E o primeiro passo é conversar com um especialista.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾