Descrita como fantástica, semente previne câncer e reduz fome. Conheça

Descrita como “fantástica” por nutricionistas, a chia é uma semente rica em fibras, vitaminas e antioxidantes naturais capazes de auxiliar no processo de emagrecimento e na prevenção de diversas doenças, a exemplo do câncer e da diabetes.

Uma colher de sopa do insumo oferece 3,4 gramas de fibras, o equivalente a 11% da recomendação diária, de acordo com a nutricionista e ambientalista Alessandra Luglio. As sementes de chia ainda são consideradas uma das maiores fontes vegetais de ômega 3, além de proporcionarem ao organismo doses consideráveis de zinco, cálcio e proteína vegetal.

Farta em vitaminas do complexo B, como tiamina e niacina, a chia também é classificada como aliada do bom funcionamento das células.

Getty Images
A chia é capaz de ajudar na prevenção de doenças graves, como câncer, diabetes e Alzheimer

Os antioxidantes presentes nessas poderosas sementes, a exemplo dos tocoferóis e polifenóis, são os responsáveis por ajudar a prevenir doenças graves. Fora as enfermidade mencionadas acima, o insumo combate o Alzheimer, mal que acomete 1 milhão de brasileiros, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A chia ainda é fonte de gorduras boas e promove uma desintoxicação natural do corpo.

Como incluir a chia na alimentação

Polvilhe as sementes de chia, inteiras ou trituradas, em frutas, sucos, saladas e sopas. Inclua o insumo natural também em receitas de bolos e tortas, tornando-as mais nutritivas.

O “fantástico” alimento ainda pode substituir o ovo na cozinha e fica maravilhoso como base de pudins saudáveis — em contato com a água, a chia forma uma espécie de gel, promovendo sensação de saciedade e auxiliando no controle do apetite.

Getty Images
Pudim de chia

A também nutricionista Thaiz Brito, do Metrópoles, ensina como hidratar a chia. “No início do dia, coloque uma colher de sobremesa de semente de chia em um copo e ponha para hidratar, cobrindo-a com dois dedos de água por 30 minutos. Após esse tempo, a chia irá formar um gel que, quando consumido, ajuda a diminuir a absorção de açúcar e gordura, eliminando-os por meio das fezes”, orienta. Depois, basta intercalar a misturinha com frutas e/ou oleaginosas e voilà: pudim de chia pronto.

Além de reduzir o apetite, essa receita ajuda a controlar a glicemia, a manter os níveis de colesterol e a cicatrizar a mucosa intestinal.

“A chia ainda pode ser muito vantajosa para quem sofre de intestino preso e promove ação anti-inflamatória, graças ao ômega 3”, conclui a especialista.

Antes de incluir o insumo no seu dia a dia, no entanto, vale consultar um especialista e ter em mente que, apesar dos benefícios, o produto não é o menos calórico do mundo: possui aproximadamente 70 calorias por colher de sopa (15 gramas).

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾