Cogumelos: fonte de nutrientes incomum nos pratos brasileiros

Comer cogumelos ainda não é uma prática adotada por muitos brasileiros, seja por causa dos preços ou pela falta de conhecimento sobre como cozinhá-lo e o que fazer com ele. Esse fungo comestível não costuma ser a estrela dos pratos; contudo, comer cogumelos está relacionado a uma série de benefícios para o corpo. Veja quais são eles.

Propriedades nutricionais atraem os consumidores

Assim como as carnes contam com vários cortes, os cogumelos comestíveis também apresentam mais de duas mil variedades documentadas. Os mais conhecidos são o cogumelo Paris, champignon, shimeji e shiitake.

A forma de consumo dos cogumelos também se assemelha ao preparo de vários alimentos de origem animal, ou seja, há possibilidade de comê-los crus, fatiados, fritos, refogados ou até mesmo assados. E para cada uma dessas formas de preparo, a quantidade de nutrientes presentes no fungo irá apresentar diferenças.

Cogumelo é repleto de componentes que são bons para a saúde

Há nutrientes essenciais presentes nos tipos mais populares que chegam a você independentemente da forma de preparo. Vitaminas e sais minerais compõem a lista da composição dos cogumelos, com o cobre e o potássio marcando presença. Os fungos comestíveis também exibem fibras, vitaminas do complexo B, vitamina D, ferro e fósforo. Dessa forma, o consumo está associado a uma série de benefícios que vai desde a prevenção do câncer até a melhora da saúde óssea.

No sistema imunológico, os cogumelos ajudam a combater os radicais livres, em virtude das propriedades antioxidantes. O foco está no combate ao estresse oxidativo. Pelo seu alto teor de fibras, eles se tornam ótimos aliados no processo de emagrecimento, por aumentar a sensação de saciedade e conter poucas calorias e gorduras.

Cogumelos estão presentes em dietas veganas e vegetarianas

Você irá percebê-los frequentemente em dietas sem ingredientes de origem animal. Essa ideia funciona bem, especialmente porque alguns cogumelos apresentam sabor e textura que se aproximam da carne vermelha, no entanto comer este alimento não deve estar restrito apenas aos adeptos do veganismo ou vegetarianismo.

Qualquer pessoa pode e deve incluir os cogumelos na alimentação para obter todas as vantagens mencionadas.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾