Chá de baleeira: para que serve, benefícios e como fazer

A baleeira é uma planta nativa e muito consumida no cotidiano do brasileiro. Esta erva, que também é conhecida como camarinha ou erva-preta, pode ser utilizada em uma compressa para aliviar certos sintomas.

De acordo com a Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PIPMF), documento da Secretaria Estadual da Saúde do RS (SES), ela é composta de óleos essenciais e ácidos graxos.

As plantas medicinais são geralmente comercializadas secas, embaladas, identificadas pelo nome botânico em farmácias e e lojas especializadas. É importante lembrar que o fato de um chá, seja ele fitoterápico ou alimentício, ser natural não significa que não possa fazer mal à saúde do paciente. Por isso, é preciso ingerir com cuidado.

LEIA MAIS

Para que serve o chá de baleeira

O chá de baleeira é conhecido por ser anti-inflamatório e analgésico, podendo diminuir um processo inflamatório e aliviar dores. Esse chá também pode ser considerado antiúlcera, responsável por ajudar a reduzir a acidez do estômago. 

O chá de baleeira é comumente usado para artrite, gota, dores musculares e da coluna, em forma de compressa. A PIPMF aconselha suspender o uso em caso de aparecimento de alergias.

Vale ressaltar, porém, que o objetivo das plantas medicinais é ajudar no combate a algum sintoma ou problema de saúde. Mas os chás não podem ser considerados milagrosos. Se a condição persistir, é importante consultar um médico para investigar a causa dos sintomas e buscar opções de tratamento.

Como fazer o chá

  1. Separar uma colher de sopa (15 mL/3 g) de folhas secas de baleeira
  2. Preparar a infusão das folhas secas em 150 mL de água quente
  3. Fazer uma compressa
  4. Aplicar na região afetada três vezes ao dia

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾