Benefícios e malefícios que envolvem o consumo de arroz branco

O arroz é um grão que pode ser utilizado em muitas receitas diferentes e não é à toa que ele é um dos mais consumidos em todo o mundo. Existem diversos tipos, em média 120.000. O mais conhecido é o arroz branco, o qual passa por um processo de retirada da casca externa e das camadas internas.

Embora esse seja o grão de maior consumo, quando comparado aos outros tipos, o arroz é o que apresenta menos propriedades nutricionais. Leia e entenda o que acontece no nosso corpo quando comemos arroz branco.

Está disposto(a) a variar o consumo de arroz branco? Entenda!

Esse artigo apresenta tópicos pautados na entrevista com a autora de The First Time Mom’s Pregnancy Cookbook!, Lauren Manaker.

     1. Boas fibras

Embora ele tenha menos fibras quando comparado ao integral, ainda assim oferece mais fibras quando comparado a outros tipos de alimentos. Além disso, o arroz branco é rico em vitaminas e minerais como zinco, selênio, niacina, folato, fósforo e vitamina B6.

  2. Fonte de energia

De acordo com autora, o arroz branco é uma boa fonte de carboidratos, que é combustível para o seu corpo. Estudos da revista científica Nutrients destacam que as vitaminas do complexo B que estão presentes no arroz são responsáveis pela produção de energia no corpo.

      3. Contribui na saúde dos ossos

O consumo de arroz branco pode contribuir para o bom funcionamento dos ossos, pois além do cálcio e vitamina D, o manganês é um nutriente importante. Esse último nutriente é encontrado no arroz branco.

     4. Associação com diabetes tipo 2

Um estudo publicado no Archives of Internal constatou que o consumo de mais de cinco porções de arroz branco está relacionado com o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Este mesmo estudo de corte, também observou que os indivíduos que consumiam arroz integral reduziam as chances de ter diabetes tipo 2.

     5. Consumo de arsênico

O arsênico, oligoelemento, encontrado nos grãos de arroz quando consumidos em grandes quantidades, pode causar danos ao corpo. Por esse motivo é importante variar e consumir grãos diferentes, como a quinoa.

     6. Síndrome metabólica

Estudos publicado na revista Heart Ásia sugerem que os participantes que consumiam mais arroz branco estavam com risco 30% maior de síndrome metabólica. O que somado a todos os outros fatores que envolvem a síndrome metabólica é um valor significativo.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾