5 maneiras naturais de aliviar a ansiedade; coloque-as em prática!

Na sociedade moderna, dificilmente alguém ficará isento de experimentar a sensação de ansiedade. De fato, na medida em que o mundo “evolui”, os processos se tornam mais rápidos e, consequentemente, a sensação de ansiedade acaba tomando conta das pessoas.

Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, aproximadamente 30% das pessoas encontram-se com transtorno de ansiedade. Essa estimativa mais recente é, inclusive, maior do que a que foi constatada no ano 2000 pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA. Na época, esse valor era de 19%.

Felizmente, é importante destacar que existem muitos tratamentos para a ansiedade. Aliás, ter essa sensação ocasionalmente é comum durante a vida. No entanto, quando passa a ser sentida exageradamente, a ansiedade pode se tornar catalisadora de outros problemas, tanto físicos quanto psicológicos.

Dependendo do caso, você pode optar por tratar a ansiedade com remédios naturais caso não queira usar medicamentos de laboratório. É necessário lembrar, no entanto, que, embora os remédios naturais possam ser úteis, existem pessoas que precisam recorrer a remédios recomendados por especialistas em saúde mental.

Então, antes de decidir qual tipo de medicamento irá tomar, faça uma consulta com psicólogos ou psiquiatras para entender o seu caso especificamente. Sabendo disso, confira aqui alguns remédios naturais para tratar a ansiedade.

5 maneiras naturais de aliviar a ansiedade

Faça exercícios todos os dias

De fato, exercitar-se regularmente funciona muito no combate contra a ansiedade. De acordo com alguns especialistas, o exercício pode auxiliar na liberação de endorfinas e manter a mente das pessoas ocupadas.

Dessa forma, por meio de atividades físicas, é possível melhorar a autoconfiança e incentivar ainda mais suas interações sociais. Se você acha que se exercitar todos os dias será difícil, tente no mínimo cinco vezes por semana. Com certeza, essa prática será muito benéfica para você.

VEJA TAMBÉM: Você tem ansiedade pré-viagem? Descubra e prepare-se mentalmente para viajar!

Use a aromaterapia

Muitas pessoas não sabem disso, mas o olfato desempenha uma função especial no corpo humano. Isso porque esse sentido está mais ligado ao cérebro do que os outros. Desse modo, com base no olfato, o cérebro humano consegue determinar informações relevantes acerca do ambiente e como devemos reagir em relação a ele.

Ou seja, aromas agradáveis e reconfortantes podem ser uma maneira útil de interromper um ciclo de estresse e ansiedade. Estudos indicam que a aromaterapia consegue associar os cheiros positivos a uma sensação de plenitude, diminuindo a ansiedade.

Limite a ingestão de cafeína

O consumo excessivo de cafeína pode provocar ansiedade. Geralmente, as pessoas acabam consumindo muito café no ambiente de trabalho, especialmente ao trabalhar em escritórios.

Dessa forma, situações que poderiam causar uma ansiedade leve e natural, podem se intensificar com o consumo excessivo de cafeína. Portanto, tente reduzir o consumo de café e perceba, gradativamente, mudanças positivas em seu humor.

Pratique meditação

A prática da meditação pode ajudar muito a reduzir a ansiedade no dia a dia. No entanto, é importante deixar claro que, embora tenha resultados positivos nesse controle, mais estudos são necessários para respaldar e comprovar essa afirmação.

Porém, mesmo com um campo de pesquisa um tanto escasso, isso não impede de você praticar meditação para tentar diminuir a sua ansiedade no dia a dia.

LEIA MAIS: Alimentos que pioram a ansiedade – e que você deve evitar!

Pratique respiração profunda

De acordo com alguns psicólogos, praticar a respiração profunda pode ajudar a reduzir a ansiedade. Essas técnicas consistem na ideia de que, ao focar na sua respiração e tentar controlá-la, você acaba percebendo o ambiente a partir de outra perspetiva.

Dessa maneira, por meio do foco na respiração, gradualmente é possível controlar a ansiedade, bem como refletir com calma acerca de determinados momentos e situações.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾