5 chás que ajudam a aliviar a cólica menstrual

Passar pelo período menstrual pode ser incômodo para as mulheres que sofrem com as cólicas menstruais. Mas, além dos remédios tradicionais, para quem busca alternativas mais naturais na hora de aliviar as dores geradas pelos movimentos de contração do útero, alguns chás com poder de analgesia são bons aliados para incluir na rotina de cuidados.

Em entrevista à Vogue, a nutróloga Cristiane Coelho Ognibene listou 5 ervas e raízes que auxiliam no alívio da cólica de maneira natural. “Para preparar as infusões, basta ferver 240 ml água, o equivalente a uma xícara de chá, em seguida mergulhar os ingredientes e deixá-los em infusão na água quente por dez minutos”, explica a especialista.

Chá de Camomila

“O chá de camomila atua de maneira relaxante sobre a musculatura por aumentar a síntese de glicina, um aminoácido que proporciona o relaxamento muscular e, por isso, ajuda no alívio das cólicas menstruais ao diminuir as contrações do útero”, explicou Cristiane. Além disso, a bebida feita com a planta confere outros benefícios por conter na sua composição componentes como o flavonoide apigenina, que atua nos neurotransmissores cerebrais melhorando a qualidade do sono e diminuindo a ansiedade, conferindo um efeito calmante e relaxante para todo o corpo, o que faz da infusão uma boa alternativa para aliviar também outros sintomas comuns do período menstrual.

Chá de Gengibre

Segundo a especialista, o chá de gengibre é anti-inflamatório e analgésico, auxiliando na diminuição das dores por conter substâncias bioativas como o gingerol e a zingerona. “Esses componentes também ajudam no alívio de náuseas que podem estar associados às cólicas menstruais e ainda conferem ação neuroprotetora, que colabora no equilíbrio do funcionamento cerebral, contribuindo para a melhora da memória”, explicou.

Chá de Hortelã-pimenta

As folhas de hortelã-pimenta contêm mentol e mentona, substâncias com funções antiespasmódicas, anti-inflamatórias, coleréticas (que facilita o esvaziamento da vesícula biliar) e analgésicas, que ajudam nas cólicas menstruais. De acordo com a nutróloga, esses compostos têm efeito em toda a musculatura do trato gastrointestinal, auxiliando nos movimentos peristálticos e na liberação de sucos e enzimas digestivas, principalmente no intestino, o que pode ajudar auxiliando no seu melhor funcionamento durante o período menstrual.

Chá de Orégano

“O orégano possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas, seu composto ativo, o carvacrol, tem ação antifúngica, que pode ajudar a tratar a candidíase, e o timol auxilia na resposta imune. Por seu efeito anti-inflamatório, ele atua ainda na parede do útero auxiliando na diminuição das cólicas”, explicou Cris

Chá de Funcho

Erva menos popular e parecida com a erva-doce, o funcho é rico em taninos, flavonoides e ácidos graxos essenciais, conferindo propriedades que melhoram a digestão e a cólica. A especialista explica que a planta possui substâncias como o anetol e o estragol, que apresentam ação antiespasmódica, anti-inflamatória e também analgésica, colaborando para a melhora da cólica menstrual e outros sintomas relacionados ao período menstrual, como enjoos e a má digestão.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾