5 alimentos que são indispensáveis para quem tem gastrite

A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago que causa dor, azia e, em alguns casos, uma sensação de queimação muito grande. Sendo assim, quem sofre com a gastrite deve cuidar muito da alimentação e escolher alimentos que não ativam essa irritação no revestimento do estômago. A seguir separamos 5 alimentos para quem tem gastrite.

 gastrite pode ser aguda (surge de repente) ou crônica, quando o processo inflamatório se instala aos poucos e leva muito tempo para ser controlado.

A falta de tratamento e a negligência na alimentação podem provocar inflamação intensa, sem destruir o revestimento do estômago, ou resultar numa inflamação leve, mas acompanhada de lesão na parede do órgão e perda da mucosa estomacal. Denominada gastrite erosiva, esse tipo pode provocar a formação de úlceras e sangramentos.

  1. Batata-doce: A batata-doce é rica em carboidratos complexos e fibras solúveis, o que ajuda a reduzir a acidez estomacal e a inflamação no revestimento do estômago. A batata-doce também contém vitaminas e minerais importantes para a saúde digestiva, como a vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a reduzir a inflamação.
  2. Iogurte natural: O iogurte natural contém probióticos que ajudam a equilibrar as bactérias benéficas presentes no intestino e no estômago, assim reduzindo a inflamação e melhorando a digestão.
  3. Maçã: A maçã contém compostos que são anti-inflamatórios e antioxidantes que ajudam a aliviar os sintomas da gastrite. Além de ser rica em fibras solúveis, que ajudam a diminuir a acidez estomacal e a inflamação do revestimento do estômago. A maçã também contém alguns compostos anti-inflamatórios e antioxidantes que podem promover a saúde digestiva. No entanto, é importante comer maçãs maduras e descascadas, pois a casca pode ser difícil de digerir para algumas pessoas com gastrite.
  4. Peixes e aves: São fontes magras de proteína para o corpo e causam menos irritação no estômago do que as carnes vermelhas e processadas.
  5. Chás de ervas: Os chás de ervas, como o de camomila, erva-doce e hortelã-pimenta, contém propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar a aliviar os sintomas da gastrite, como náuseas e dor abdominal.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾

Um comentário