10 alimentos ultraprocessados que podem colocar sua saúde em risco

Vale iniciar essa discussão já alertando que o Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda evitar ingestão de alimentos ultraprocessados, isso porque eles podem acarretar em problemas como obesidade, doenças cardíacas e diabetes. 

Um estudo publicado no American Journal of Preventive Medicine, realizado por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo), da Fiocruz, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da Universidad de Santiago de Chile revelou que há aproximadamente 57 mil óbitos prematuros (de 30 a 69 anos de idade) por ano associados ao consumo de ultraprocessados, isso somente no Brasil. Em nível de comparação, no mesmo período, foram registradas 45 mil mortes por homicídio, segundo o Atlas da Violência. 

Para formular este estudo os pesquisadores levaram em conta todas as doenças que podem ser causadas pelo alto nível de consumo de alimentos ultraprocessados, que são diabetes, doenças cardíacas, câncer, entre outras. 

O que são ultraprocessados?

Os alimentos ultraprocessados são aqueles que passaram por maior processamento industrial. Em sua maioria possuem alta adição de açúcares, adoçantes, corantes, emulsificantes, conservantes, aromatizantes, entre outros.

O maior “benefício” dos ultraprocessados é que eles são práticos para o dia a dia corrido. Como por exemplo salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, entre outros. Porém, os malefícios à saúde pesam muito mais que a praticidade, pois possuem poucos nutrientes e favorecem o consumo excessivo de calorias.  

Veja alguns exemplos desse tipo de alimento na lista abaixo: 

Macarrão instantâneo 

Foto: TinaFields / iStock

Possui nível elevado de sódio, carboidrato refinado e os temperos prontos tem muita química.

Carnes embutidas e processadas

Foto: Juanmonino / iStock

Como por exemplo salsicha, linguiça, bacon e similares. São classificadas pela Organização Mundial da Saúde como cancerígenas, ocupando a mesma categoria do cigarro.

Frituras congeladas

Foto: bonchan / iStock

Exemplo: nuggets de frango e batata-frita congelada. Possuem um alto teor de gordura, são fritos, altamente calóricos e têm poucas vitaminas e minerais.

Bolachas recheadas

Foto: bhofack2 / iStock

Possuem muita gordura hidrogenada, muito açúcar, farinha refinada e baixo teor de vitaminas e minerais. 

Refrigerantes

Foto: Narong KHUEANKAEW / iStock

Eles possuem altíssimo teor de açúcar, sódio e corantes químicos, além de maltratarem a flora intestinal.

Sobremesas prontas

Foto: krblokhin / iStock

Como por exemplo: sorvetes de pote, Torta Miss Daisy e similares. Também possuem muito açúcar, gordura hidrogenada e conservantes.

Margarina

Foto: towfiqu ahamed / iStock

São feitas com gordura vegetal hidrogenada, por isso possuem muitas calorias e zero nutrientes necessários para o nosso corpo. Ainda contém conservantes e corantes artificiais. 

Salgadinhos e batatas chips

Foto: FotoSpeedy / iStock

Exemplo: Ruffles, Doritos, Cheetos e outros. São lotados de sódio e gordura hidrogenada, além de serem fritos e influenciarem no ganho de peso e nas mudanças de humor. 

Pizza, lasanhas e massas congeladas

Foto: StockImages_AT / iStock

Esses alimentos congelados que já vem prontos tem um alto nível de sódio e gordura saturada, independente do sabor. 

Pão de forma

São feitos com farinha refinado, açúcar, óleos refinados e químicos, nada que faça muito bem para o nosso organismo. Exemplos: pão de forma e bisnaguinhas. 

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾