10 alimentos que ‘matam’ mais a fome e aumentam saciedade

Barriga roncando, aquela vontade de comer o que tiver pela frente, e muitas vezes, é aquele alimento que você sabe que não é saudável, mas serve para o momento. No entanto, a qualidade nutricional do que consumimos é essencial. Por isso, existem alimentos saudáveis para todas as horas, garante Mariana Carvalho, especialista em Clínica Médica, Geriatria e Nutrologia.

“Alimentos ricos em proteínas, fibras e gorduras proporcionam uma sensação de saciedade maior que alimentos ricos em carboidratos. Isso acontece porque são digeridos lentamente, o que favorece a absorção do intestino. Com os alimentos ricos em carboidratos acontece o oposto, principalmente os refinados, que são pobres em fibras, têm alto índice glicêmico e ocasionam uma digestão acelerada”, explica.

A manutenção do peso corporal está relacionada justamente com a qualidade das gorduras consumidas. A pessoa não só come menos como mantém ou até mesmo pode perder alguns quilos ao longo dos dias. “A dieta equilibrada faz o intestino produzir substâncias precursoras do hormônio causador de bem estar e saciedade, o que diminui a vontade de comer por ansiedade”, afirma a médica Mariana Carvalho. 

Mas qual o segredo da saciedade efetivamente?

O segredo da saciedade é evitar picos e vales de insulina, que são variações hormonais que nosso organismo tem logo após absorver uma alta carga de glicose. Ou seja, ficar muito tempo sem consumir algo. O papo de comer de três em três horas faz toda a diferença.

A importância de saber fazer boas escolhas alimentares

“Em todas as refeições você precisa avaliar se o que está no prato é apenas carboidrato simples. Então, questionar se tem também proteína e gorduras boas. Por exemplo, ao invés de lanchar só uma fruta, que tal optar por uma fruta com iogurte ou uma fruta e um pedaço de queijo ou castanhas? São alternativas fáceis do dia a dia que proporcionam saciedade por mais tempo e fazem chegar até a próxima refeição sem tanta fome”, orienta.

Qual é o melhor alimento para saciar a fome?

Abacate: tem gorduras, vitaminas e minerais, além de ser rico em fibras, dando uma maior sensação de saciedade;

Morango: rico em fibras e antioxidantes;

Coco seco: é fonte de gorduras boas e também é rico em fibras e fonte de antioxidantes;

Cereal: tipo aveia e os leguminosos como ervilha, lentilha, grão de bico são ricos em proteínas e fibras;

Folhas verdes: aumentam a sensação de saciedade pela quantidade de fibras além de fonte de ferro e antioxidantes;

Uma bela salada de folhas verdes turbinam a refeiçãoFoto: Lilechka75 / iStock

PUBLICIDADE

Ovos: são ricos em proteínas;

Frango sem pele, bifes magros e iogurte desnatado: são fontes de proteínas magras;

Suplemento alimentar e barra de proteínas: são itens essenciais para uma rotina corrida, pois geram saciedade por mais tempo, ao contrário das barras de cereais;

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾