Wap caseira: como fazer uma mangueira de alta pressão

O ativista ambiental e empreendedor Diego Saldanha publicou um vídeo muito curioso em seu perfil no Instagram; ele ensina a fazer uma versão caseira de uma mangueira de alta pressão (Wap). Usando apenas uma mangueira comum e uma caneta velha, Diego demonstra perfeitamente como fazer a água sair com mais pressão da mangueira.

este: como fazer uma mangueira de alta pressão

Se liga nos materiais que a gente usou em nosso teste:

  • Carcaça de caneta

  • Mangueira comum

  • Abraçadeira (reforçada ou de metal)

  • Super cola (opcional)

 

Veja também

Passo a Passo

Antes de mais nada a gente precisou conseguir uma carcaça de caneta. Por sorte, o Dario lembrou que tinha uma dentro do lixo reciclável da casa dele. Provavelmente você deve ter alguma aí na sua casa também!

 

Em seguida, usamos a super cola para fixar uma peça do miolo da carcaça que estava caindo (se a sua não tiver isso, não precisa usar a cola); a ideia foi manter as peças firmes para garantir que a água viesse a passar apenas por dentro da caneta.

 

Usamos uma caneta mais grossa, que tem uma borrachinha no meio que seria mais um reforço para vedar a água da mangueira. Sendo assim, encaixamos a carcaça da caneta por dentro da mangueira e reforçamos e ainda usamos um lacre de plástico para reforçar e garantir que a gambiarra não estoure. Vai vendo…

 

Então, nosso editor tentou retirar o lodo de uma das paredes e adivinha o que aconteceu: sim, a gambiarra estourou! hahaha…

Mas a falha não foi suficiente para nos desanimar. Logo, Dario colocou outro lacre, agora bem mais reforçado para testar e dessa vez foi. O jato saiu bem forte e a caneta não soltou da mangueira.

 

Resultado: a mangueira de alta pressão caseira funciona?

Resposta rápida: sim! …só que mais ou menos.

Apesar dela ter estourado da primeira vez, nós usamos um lacre de plástico ao invés da braçadeira de metal que é normalmente usada para vedar mangueiras. Sendo assim, provavelmente esse foi um dos motivos da experiência não ter dado certo de primeira.

Mesmo assim, ainda com uma pressão de água consideravelmente mais forte saindo da mangueira, ela não se provou eficiente para eliminar o lodo da parede. Vale dizer que caso a saída de água da sua casa tenha uma pressão turbinada, o resultado pode ser ainda melhor.

 

O próprio Diego Saldanha, que repostou nosso vídeo, nos deu essa dica fundamental:

“O Almanaque SOS fez um tutorial bem certinho  ficaria melhor se a pressão de água na casa dele fosse mais forte.”

Valeu, Diego! Contudo, vale dizer que diminuir a saída de água com a caneta, apesar de não alterar sua velocidade, já é eficiente para aumentar a pressão. A ideia seria gerar um processo parecido com o que experimentamos com o dedo.

 

Dicas extras da galera que testou

Vários seguidores se engajaram no processo e decidiram compartilhar suas experiências com a gente nas nossas redes sociais. Tome nota:

“Tem que usar aquela abraçadeira de metal que se usa mesmo em mangueira… aquela não solta!”, disse Audrey Galvão em nosso Instgram.

“Eu vi um que ensinava com seringa, mas a vazão da água é maior que o buraco, fez uma bolha de água na mangueira que estourou. Perdi um pedaço de mangueira.”, alerta Elisa Caroline em nosso TikTok.

“Aqui meu marido fez com a tampa da caneta Bic. Achei que ficou bem forte e nem lacre precisou porque nossa mangueira não é muito grossa.”, comenta Sabrina Godinho em nossa página no Facebook.

“Não deixa de ser uma boa ideia para uma adaptação como mangueira de pressão caseira.”, conclui Gustavo Afonso em nosso canal no Youtube.

 

Como funciona uma mangueira de alta pressão

Conhecidas popularmente em algumas regiões como mangueiras WAP (marca de grande presença nesse mercado), as mangueiras de alta pressão existem há bastante tempo, mas ganharam ainda mais notoriedade com a popularização dos lavadores à pressão.

O que pouca gente sabe é que enquanto o equipamento produz a pressão é a mangueira que tem uma engenharia própria que garante resistência aos danos do atrito com a água.

Atualmente, de acordo com a fabricante Wap, existem dois tipos de mangueiras de alta pressão que são mais populares no mercado: as de trama de aço e as de trama de nylon. Vejamos:

“A mangueira de alta pressão de trama de aço se caracteriza pela durabilidade. Entretanto, também é mais pesada e menos maleável. Já a mangueira de alta pressão de trama de nylon é mais leve e mais versátil no seu manuseio e mesmo não sendo de aço, possui grande durabilidade.”

Em suma, o efeito das duas é o mesmo e o que faz elas serem batizadas como ferramenta de “alta pressão” é a tecnologia de revestimento aplicada no equipamento que serve para proteger a mangueira da força da pressão da água e de eventuais sintomas como a corrosão e a oxidação.

Se lidar com instrumentos de alta pressão é demais pra você, dá uma conferida no nosso artigo que te ensina como fazer um regador de pressão caseiro usando uma bem levinha: a pressão do ar!

 

O que aprendemos com esta dica:

  • A mangueira de alta pressão caseira precisa estar bem vedada e fixa para funcionar;
  • A pressão da água que sai da torneira pode interferir no resultado da experiência;
  • A mangueira de alta pressão é assim chamada por ser mais resistente.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾