Você NÃO DEVE guardar estes 5 alimentos na geladeira

A geladeira é uma grande aliada quando falamos em conservação de alimentos. No entanto, você sabia que nem todo alimento pode ser guardado lá? Saiba quais são eles e entenda o porquê.

De acordo com a nutricionista Verônica Laino, quando você chegar do supermercado, não vale sair colocando tudo na geladeira. Isso porque alguns alimentos devem ser armazenados fora dela para que não percam suas propriedades.

Veja quais são os itens que podem acabar se deteriorando mais rapidamente ao serem armazenados em baixas temperaturas.

Apesar de ser uma aliada na conservação de alimentos, existem alimentos que não devem ir para a geladeira! Veja a lista. / Foto: divulgação.

O papel da geladeira na conservação de alimentos

Como sabemos, a geladeira “estende” o tempo de validade dos alimentos. Sendo assim, para entender quais são os melhores métodos de conservação, é preciso que você entenda quais são as propriedades dos produtos e como elas se comportam.

Nesse sentido, há alterações causadas pela refrigeração que fazem esse não ser um método tão interessante assim para o seu alimento, o que pode prejudicar a sua segurança alimentar.

Para aqueles itens que devem ser levados à geladeira, fique atento! Mesmo com uma durabilidade maior, eles ainda possuem um tempo limite em que podem ser refrigerados.

Além disso, você precisa levar outros fatores em conta. Nesse sentido, é preciso que você considere o tempo de permanência, a forma com que os alimentos são refrigerados/congelados e a temperatura necessária.

Se atente às embalagens e garanta que a vedação esteja sendo efetiva.

1. Batata

Em primeiro lugar, o item que entra nessa lista é a batata. Apesar de poder parecer surpresa para muita gente, ela é um dos alimentos que não devem ir para a geladeira.

Nesse sentido, quando a batata vai para a geladeira, o amido se modifica, aumentando sua facilidade de absorção. Dessa forma, os que estão em processo de reeducação alimentar não ficam tão satisfeitos.

Mantenha as batatas em local fresco, seco, arejado e longe do sol.

2. Alho

Em segundo lugar, se você colocar o alho na geladeira, isso vai fazer com que ele amoleca e o processo de deterioração aconteça mais rapidamente.

Sendo assim, você pode conservá-lo em um local fresco e sem luz solar.

Entretanto, se em conserva ou picado, você pode o colocar na geladeira dentro de um pote de vidro coberto com azeite.

3. Tomate

Por causa de seu aspecto físico, o tomate deve ficar fora da geladeira e em um local com circulação de ar. Isso porque, se refrigerado, ele passa a ter um aspecto farinheiro e desagradável, podendo perder sua cor.

A dica é, ao ir ao supermercado, não selecione apenas tomates maduros. Compre também aqueles que ainda irão amadurecer em alguns dias, isso fará com que você sempre tenha tomates frescos e saborosos.

4. Pão

As vezes, colocamos o pão na geladeira justamente para prolongar seu tempo de vida, já que não conseguimos consumi-los frescos. Porém, ao fazer isso, o seu pão perderá o seu aspecto macio.

Nesse sentido, temos uma dica para quando você não conseguir comer todo o pão antes de seu vencimento. Basta congelar as fatias separadamente e, depois, as levar em uma torradeira. Dessa forma, este item ficará com aspecto de fresco e perfeito para o consumo.

5. Cebola

Um outro alimento que altera suas propriedades quando refrigerado, é a cebola.

Apesar de tendermos a colocar o que sobra dela na geladeira, além dela ser responsável por um cheiro forte que pode passar para outros alimentos, a cebola não gosta de ambientes frios e úmidos.

Por isso, as armazene em locais frescos e de boa circulação de ar. Caso ela esteja começando a brotar, descasque, pique e congele para que, assim, ela dure pelo menos mais 30 dias no congelador.

Alimentos que não devem ir ao micro-ondas

Por fim, também é importante ficar atento para alimentos que não podem ser esquentados com tanta facilidade nesse equipamento tão usado pelos brasileiros.

A saber, existe uma lista considerável de alimentos que não devem ir para o micro-ondas e muitos brasileiros não sabem.

Por isso, confira alguns dos principais e entenda o porquê:

  • Ovo cozido: para quem não sabe, os alimentos são esquentados no aparelho também de dentro para fora. Por isso, se quiser fazer isso evitando qualquer tipo de problema maior, corte o ovo ao meio antes;
  • Carne processada: cuidado com algumas substâncias químicas e com conservantes que podem estar neste tipo de alimento. Alguns elementos químicos perigosos podem surgir a partir desse tipo de reaquecimento;
  • Frango: apesar de ser muito comum, o calor do micro-ondas pode não matar todas as bactérias presentes nesta proteína. Portanto, o melhor caminho é reaquecer no fogão;
  • Folhas verdes em geral: finalmente, alguns itens como os nitratos naturais das folhas verdes podem se transformar em nutrosaminas, o que não é interessante. Use o fogão para couve refogada e outros alimentos do tipo.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾