Um mês após a posse de Lula, emas dos jardins da Presidência morrem, e governo envia outras aves para o zoológico

Autópsia de uma ema morta apontou excesso de gordura visceral, que pode ser má alimentação. Governo diz que notou problemas de saúde em animais das residências oficiais e está adotando providências.

A Casa Civil informou nesta quinta-feira (9) a morte de três emas dos jardins das residências oficiais da Presidência da República. Foram registradas a morte de uma ema no Palácio da Alvorada, moradia do presidente da República, e duas na Granja do Torto, espécie de casa de campo à disposição do governo.

Ainda de acordo com a Casa Civil, a autópsia da ema morta no Alvorada apontou excesso de gordura visceral como uma possível causa do óbito. A causa será apontada de forma definitiva em laudo que vai ser divulgado na segunda semana de fevereiro.

“A autópsia preliminar realizada no animal que morreu no Alvorada indicou excesso de gordura visceral”, disse a Casa Civil. O caso foi revelado pelo UOL e confirmado pelo g1.

“A previsão é de que o laudo conclusivo sobre a causa da morte do animal seja liberado na segunda quinzena do mês de fevereiro”, completou.

Segundo a pasta, o governo federal tomou conhecimento das mortes e verificou mau estado de saúde em outras aves dos jardins da Presidência.

Por isso, adotou providências para “adequar as instalações físicas dos animais”. Além disso, afirmou que todos os animais terão acompanhamento veterinário.

De acordo com a Casa Civil, parte das ações de cuidados adotados com os animais que habitam as residências oficiais incluiu o envio de animais ao Zoológico de Brasília, na semana passada, para “melhor atendimento”.

Foram transportados, segundo o governo:

quatro papagaios

três araras

um periquito

um pássaro preto

dois pavões

A Casa Civil informou ainda que a administração das residências oficiais “está cumprindo todas as recomendações dos órgãos técnicos” para o cuidado dos animais.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾