Tinha um cinegrafista no ataque ao Palácio do Planalto?

Imagens mostram invasores ‘posando’ para imagens dentro do prédio

As imagens divulgadas pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) revelaram mais detalhes da ação que ocorreu dentro do Palácio do Planalto em 8 de janeiro. Em um dos vídeos, os vândalos tentam acessar a antessala da Presidência. Antes da invasão um detalhe curioso chama a atenção. O homem, vestido com uma camiseta amarela e uma bandeira do Brasil — com o rosto coberto por uma máscara —, espera a presença de um cinegrafista para “filmar” a ação.

Assim que o cinegrafista entra na sala e prepara a câmera, o vândalo chuta a porta de vidro na tentativa de abri-la. Outras pessoas que estão no espaço acompanham a “cena cinematográfica”.

Ao final, o cinegrafista, que usa um capacete, mostra as imagens aos invasores. O vândalo que “posou” para a imagem também assistiu à cena. Ele agradeceu e ambos se cumprimentaram.

Veja o vídeo

A gravação faz parte do material encaminhado ontem pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ao Supremo Tribunal Federal (STF). O GSI Atendeu a uma determinação do ministro Alexandre de Moraes.

Ao todo são mais de 900 horas de gravações captadas por mais de 30 câmeras instaladas em áreas internas e externas do prédio. A ordem foi dada depois da divulgação dos vídeos pela CNN Brasil, na quarta-feira 19, detalhando a movimentação dos manifestantes no prédio do Executivo. Os registros também mostraram o então ministro-chefe do GSI, Gonçalves Dias, em meio aos invasores.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾