Tem um hábito ruim? Veja dicas de como se livrar dele

Cada dia que vivemos é um momento em que novos hábitos passam a ser criados e colocados em prática. Muitos deles nem sempre são benéficos, como tomar refrigerante todos os dias ou adquirir a mania de comer fora de casa ou comprar roupas quando as coisas não estão muito boas em sua vida.

Certamente, esses hábitos mencionados anteriormente devem ser quebrados e retirados de sua lista, pois podem acabar prejudicando sua vida a longo prazo.

Por outro lado, há aqueles hábitos que são bons e que não exigem tanto esforço da nossa parte. Um deles ocorre quando passamos um tempo com alguém que amamos e sentimos prazer em ter essa pessoa por perto. São inúmeros os tipos de bons hábitos existentes.

Mas, ao mesmo tempo que há um número considerável de hábitos que podemos colocar em prática na nossa vida para melhorar as coisas, também é complicado se desfazer de alguns costumes nada benéficos, seja para nosso corpo ou nossa saúde emocional.

Pensando em te ajudar com isso, abaixo citaremos algumas dicas que poderão auxiliá-lo nesse processo de melhora e desenvolvimento.

Confira, a partir de agora, algumas dicas para se desvencilhar dos maus hábitos.

Afinal, como renunciar a hábitos ruins?

Bom, de acordo com um professor de Psicologia da Universidade de Surrey, no Reino Unido, especializado em hábitos, não há uma forma mais correta para se desfazer destes hábitos ruins.

Isso porque o que irá determinar a dificuldade disso é o tipo de hábito que você deseja eliminar.

Apesar disso, embora não haja nenhuma forma mais adequada que consiga fornecer 100% de eficácia, abaixo apresentamos algumas opções que, normalmente, conseguem garantir bons resultados.

  1. Impeça que o comportamento continue acontecendo e pare hoje mesmo de se expor aos gatilhos, isto é, aos incentivos que acabam te levando a realizar o mesmo mau hábito várias vezes;
  2. Tentar mentalizar outros tipos de motivação mais saudáveis, isto é, pensar em algum outro comportamento que consiga te fornecer um valor ou sentimento satisfatório, de forma similar quando ocorre a prática do mau hábito.

Ok, sabemos que “apenas dizer é fácil”, mas, agora, vamos pensar em um exemplo que pode nos ajudar, Lá vai: suponhamos que você não possa comer pipoca, mas que deseja conferir um novo filme que está em cartaz no cinema.

No entanto, toda vez que você coloca os pés em um cinema, fica sujeito a comer pipoca. Para que isso não aconteça mais, você claramente terá de se posicionar e dizer a si mesmo que não haverá pipoca dessa vez, embora todo esse ambiente seja o seu gatilho para ceder.

Além disso, você também pode evitar se deslocar até o cinema ou, se preferir, comprar outro tipo de lanche, de preferência que se adeque ao seu orçamento ou a metas nutricionais.

Mas, agora, vamos ver um outro exemplo muito comum de mau hábito entre pessoas ansiosas, que é roer a unha.

Nesse tipo de comportamento, muitas vezes já nos encontramos acostumados e nem conseguimos perceber quando está acontecendo, pois já é um hábito supernormal.

Porém, em casos como esses, é necessário buscar informações sobre o que está causando essa ação a fim de verificar se realmente trata-se de estresse.

Além disso, é preciso substituir esse comportamento e utilizar objetos como bola antiestresse, que pode ser uma ótima saída.

Para além disso, você também pode usar algo que seja um impedimento, como esmaltes que têm um gosto nada agradável, a fim de treinar sua consciência sobre o fato de que roer as unhas em determinados momentos não é uma boa ação.

Por fim, com essas dicas, vale ressaltar que o ponto central é te ajudar a encontrar outro comportamento que possa te trazer benefícios, que de preferência proporcione o mesmo prazer que o hábito anterior lhe dava, mas que, acima de tudo, te ajude a viver em harmonia consigo mesmo.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾