Tapete de rainha: significado e como cuidar da planta

Existem algumas plantas dos tempos da vovó que surpreendem pela beleza, como é o caso da espécie Episcia cupreata, popularmente conhecida como tapete de rainha. 

Frequentemente cultivada em ambientes internos, a espécie é perfeita para quem busca opções de plantas de sombra, ou seja, que sobrevivem bem em locais com pouca luz.

A seguir, conheça mais sobre a planta tapete de rainha, desde suas características até os cuidados básicos para manter seu exemplar sempre bonito e saudável. 

Origem e características da planta tapete de rainha

Originária da América do Sul, a Espiscia cupreata faz parte da família Gesneriaceae, a mesma das violetas africanas. Ela conquistou corações com sua beleza. Não é à toa que recebeu o nome popular de Planta Tapete de Rainha, pois sua aparência majestosa fala por si.

Anúncio

Em suma, a planta possui folhas ovaladas, carnudas, estampadas e com penugens, que lhe conferem um aspecto muito ornamental. Quando cresce em formato de moita, atinge 15 cm de altura. Agora, quando veiculada a um suporte, atinge 50 cm. A estampa da folhagem lembra muito o desenho da planta mosaico, também conhecida como fitônia

Em determinadas épocas do ano, a planta tapete de rainha produz pequenas flores vermelhas em forma de trombeta. Essa floração é tão exuberante quanto a folhagem estampada. 

Outra característica relevante é o fato da Episcia cupreata ser uma planta pet friendly. Desse modo, ela não oferece riscos de toxicidade quando ingerida por cães e gatos. Além disso, também representa um risco para casas com crianças. 

Anúncio

Significado espiritual da planta tapete

Associada a proteção e prosperidade, muitos acreditam que a planta tapete de rainha tem o poder de trazer energias positivas para o lar. Portanto, ter uma em casa é como ter um amuleto verde da sorte.

Como cuidar da planta tapete de rainha

Luminosidade

A planta tapete de rainha, assim como a maioria das espécies tropicais, gosta de receber luz solar indireta. Na natureza, a luminosidade que a espécie recebe é filtrada pela copa das árvores. 

Em geral, uma situação de pouca luminosidade faz com que a planta cresça lentamente e com folhas mais espaçadas. Portanto, se perceber que sua planta está “esticando” em busca de luz, é um sinal de que ela precisa de um local mais iluminado.

Anúncio

Clima

Originária de florestas tropicais, essa planta deslumbrante tem preferência por climas mais quentes e úmidos.

Dessa forma, garanta que ela esteja protegida de ventos fortes e geadas. E evite expô-la a temperaturas muito baixas ou altas!

Substrato

A planta tapete de rainha ama um solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Se você fornecer a ela o mesmo tipo de solo das violetas africanas, terá sucesso no cultivo. 

Anúncio

Um mix de terra vegetal, composto orgânico e areia é a combinação ideal. Dessa forma, sua plantinha terá todos os nutrientes necessários e evitará o excesso de umidade.

Materiais como turfa, casca de arroz carbonizada, esfagno e perlita também são úteis na preparação de um substrato bem aerado e nutritivo.

Regas

A consistência é o segredo quando falamos de rega. Portanto, mantenha o solo sempre úmido, mas evite o encharcamento.

Anúncio

A regra geral é regar quando perceber que o substrato está começando a secar na superfície. De qualquer forma, se o vaso apresenta um bom sistema de drenagem, você pode molhar a planta sem receio de duas a três vezes por semana.  

Assim como acontece com a violeta, evite regar as folhas da planta tapete de rainha. O ideal é adicionar água apenas no substrato.

Vaso

O plantio pode ocorrer em diferentes tipos de vasos, sendo que o mais recomendado é o vaso de plástico com furos no fundo. O material tem a vantagem de reter umidade no substrato por mais tempo. 

Anúncio

Adubação

Um fertilizante líquido diluído, aplicado a cada duas semanas durante a fase de crescimento, é uma excelente opção. 

As formulações NPK com mais fósforo (P), são indicadas para estimular a floração, especialmente nos meses mais quentes do ano. Já no período de inverno, não é necessário adubar a sua planta. 

Podas

De tempos em tempos, sua planta pode precisar ser podada. Assim, remova as folhas secas ou amareladas para estimular o crescimento de novos brotos. 

Floração

As pequenas flores tubulares aparecem entre as folhas durante o ano todo. A versão vermelha é mais popular, porém, existem outras colorações deslumbrantes, como é o caso do rosa pink.

Para estimular a floração, evite cultivar sua planta em uma área muito sombreada. O ideal é que ela receba luz solar indireta e filtrada a maior parte do dia. 

Uso paisagístico

Com folhas e flores ornamentais, a planta tapete de rainha é frequentemente usada no paisagismo. O seu cultivo ocorre em jardins sombreados como forração. Além disso, por causa da sua natureza de trepadeira, também pode ser cultivada em treliças e outros suportes. 

Em ambientes internos, é possível plantar Episcia em vasos pendentes e, até mesmo, criar um charmoso e elegante jardim vertical na parede.

Planta tapete de rainha: como fazer muda?

A propagação é realizada a partir da separação dos estolões que se formam ao redor da planta mãe. Além disso, também tem como multiplicar a planta através da divisão de touceiras.

Veja a seguir o passo a passo de como fazer muda de tapete de rainha:

  1. Escolha da planta-mãe: Opte por uma planta saudável, sem sinais de doenças ou pragas.
  2. Preparação do solo: Um substrato leve e bem drenado é ideal. Misture terra comum, areia e matéria orgânica em partes iguais.
  3. Corte do caule: Escolha um segmento de caule com pelo menos 10 cm e faça o corte abaixo de um nó, utilizando uma tesoura de poda bem afiada.
  4. Enraizamento: Mergulhe a ponta cortada em hormônio de enraizamento. Embora este passo não seja obrigatório, ajuda a acelerar o processo.
  5. Plantio: Insira o caule no substrato preparado, garantindo que pelo menos dois nós estejam submersos.
  6. Ambiente ideal: As mudas de tapete de rainha preferem ambientes quentes e úmidos. Uma mini estufa ou um saco plástico sobre o vaso podem criar esse microclima perfeito.
  7. Rega: Mantenha o substrato levemente úmido, mas evite encharcar.
  8. Paciência: A espera é fundamental. Em algumas semanas, sua muda de tapete de rainha começará a mostrar sinais de crescimento.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾