Sabão de álcool em barra com óleo usado: super econômico e fácil de fazer

sabão de álcool em barra com óleo usado é ideal para utilizar nas roupas, pois auxilia a tirar as manchas de tecidos, além de ser um excelente desengordurante de utensílios. Logo, essa opção é bastante econômica, quando comparado com o custo de produtos encontrados no mercado.

Esse sabão utiliza produtos fáceis de serem encontrados e, além disso, pode gerar uma renda extra, caso seja a intenção. Pensando nisso, trouxemos uma receita caseira muito prática para você fazer hoje mesmo e produzir o seu sabão de álcool em barra com óleo usado.

Por que utilizar o óleo usado no sabão em barra?

Segundo o site Mundo Educação do UOL, em matéria de Líria Alves de Souza, a reação de saponificação, também chamada de hidrólise alcalina, é a responsável pelo efeito do sabão. Nesse caso, um dos principais componentes para essa reação, é o éster. Este, é retirado de óleos e gorduras. Por isso, o sabão caseiro é feito à base de óleo de cozinha ou gorduras.

Sabão de álcool em barra com óleo usado (Reprodução Canva Pro)

Como fazer o sabão de álcool em barra

O sabão de álcool deixa todas as roupas, os panos de prato e as vasilhas, completamente limpos e com aparência de novos. Por isso, o  Casa e Agro mostra como preparar o sabão utilizando óleo usado, mas destaca que é preciso ter atenção e realizar o trabalho em local aberto. Os produtos utilizados são:

  • 6 litros de óleo usado;
  • 4 litros de água;
  • 4 litros de etanol;
  • 1 kg de soda cáustica.

Veja também: Como limpar piso encardido em apenas 5 minutos? Veja agora essa misturinha caseira que irá deixar o eu piso limpinho sem muito esforço

Passo a passo

Primeiramente, em um balde, adicione a soda e a água. Assim, mexa com uma pá ou um cabo de vassoura, até toda a água ficar transparente. Em outro balde, misture o óleo e o etanol. Misture até se ter uma aparência homogênea. Então, derrame devagar o etanol com água no balde com o óleo. Em seguida , misture por cerca de 15 minutos.

Quando a mistura tiver a aparência marrom escura, com bastante espuma no centro, o seu sabão estará pronto. Agora, já em um outro recipiente, de preferência uma forma, ou uma bandeja retangular, adicione o sabão líquido e aguarde entre 12 e 24 horas, até chegar na consistência de sabão em barra.

Desse modo, para fazer o sabão em formato de barra, meça no tamanho ideal e com a ajuda de uma faca, corte no tamanho marcado. Finalmente, caso a intenção seja revender o produto, enrole cada pedaço em um papel filme.

Portanto, agora que sabe como preparar um econômico e fácil sabão de álcool em barra com óleo usado, reserve todo óleo e gordura utilizada em casa, para receitas futuras. Porém, nunca esqueça de utilizar luvas na preparação do produto.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾