Receita de natal: biscoitos amanteigados sem glúten e veganos

O final do ano está chegando e já começamos a pensar na arrumação da casa para o natal: as luzinhas, a árvore enfeitada decoração e também no momento de reunir as pessoas que a gente ama. Claro que cada ceia e comemoração é feita de um jeito, dependendo da cultura e crença de cada família, mas em geral elas sempre ocorrem no feriado. Por isso, para você se precaver e conseguir caprichar nesse momento especial, que tal já iniciar os preparativos ainda neste mês de novembro?

Entre as receitas que marcam a ocasião, os famosos biscoitos amanteigados podem ganhar formas de enfeites de Natal e são amados pela maioria das pessoas. Não existe uma confirmação sobre a origem da receita e nem registros de onde se tenha começado a produzi-los, mas, a utilização da manteiga em pães (muito consumidos na França) revela que muito provavelmente se deu devido à influência francesa, a partir do século XVII. Derivados da manteiga, os biscoitinhos amanteigados encantam a todos, especialmente quando são bem enfeitados, com formatos diferentes e até mesmo alguns tipos de recheio.

Foto: Naveia

Foi exatamente pensando na chegada do mês de dezembro e do Natal que separamos uma receita especial que promete atender as expectativas dos clássicos biscoitos que todo mundo adora, mas na versão vegana e sem glúten. É uma ótima opção para incluir pessoas com algumas restrições alimentares, seja por saúde, por consciência ambiental, ou pela preocupação com o bem-estar animal.

Confira a seguir a receita completamente plant-based e com ingredientes à base de aveia, mostrando mais uma vez que produtos de origem vegetal são gostosos e acessíveis e podem fazer parte da rotina das pessoas, sejam elas veganas ou não. Esses biscoitinhos são de dar água na boca e vão encantar a todos!

Biscoitos amanteigados veganos e sem glúten

Foto: Naveia

Ingredientes

  • 90g de manteiga de aveia
  • 2g de pasta de baunilha
  • Pitada de flor de sal
  • 40g de açúcar refinado
  • 60g de fubá de milho
  • 40g de amido de milho
  • 45g de farinha de amêndoas
  • ¼ de colher de chá de lecitina de soja
  • 10 mL de leite de aveia
  • 1,2g de fermento químico
  • 1,2g de bicarbonato de sódio

Modo de preparo

  1. Misture o leite de aveia com a lecitina de soja e reserve.
  2. Na batedeira, coloque a manteiga de aveia, o açúcar e o que foi reservado (leite de aveia e a lecitina de soja). Bata até que esteja tudo incorporado.
  3. Adicione o restante dos ingredientes e bata novamente até ficar homogêneo.
  4. Leve a massa do biscoito para a geladeira por 2 horas.
  5. Retire a massa da geladeira e modele os biscoitos (use a criatividade natalina!).
  6. Forre uma forma de alumínio com papel manteiga e asse os biscoitos no forno a 180 graus por 10 minutos.
  7. Aguarde esfriar e para uma melhor textura, deixe por um tempo na geladeira.
  8. É só se deliciar!

A receita dos biscoitos amanteigados sem glúten foi desenvolvida pela nutricionista Greta Antoine (@gretaantoine) em uma parceria com a Naveia, empresa criada a partir de muita inspiração ativista e amor aos animais. A Naveia é uma marca de ‘deleite’ vegetal de aveia – uma alternativa nutritiva, saborosa e cada vez mais acessível, que tem como maior missão impactar positivamente o planeta, acreditando que é possível mudar o mundo com escolhas de consumo consciente.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾