Receita de Lasanha: símbolo da identidade nacional italiana

É mais do que sabido que a condição geográfica influencia em tudo na vida das pessoas, inclusive na culinária. Uma região fria e montanhosa tem um tipo de solo, que favorece um tipo de plantação, em que se cria um tipo de animal. Consequentemente, aí se come um tipo de comida e provavelmente se toma um tipo de bebida e também se veste um tipo de roupa, tudo de acordo com a temperatura. O norte da Itália, que é uma região mais plana, favorece o cultivo do trigo e é lá que está Bolonha, cidade que deu nome à lasanha à bolonhesa. A lasanha é um dos símbolos da identidade nacional italiana.

Se é que é possível acreditar nisto, na Itália existem mais de 300 tipos de massas, e não é por estética. Cada uma fica melhor com um tipo de molho. Pelo visto, é um pouco mais complexo do que imaginamos. A “lasagna” chegou ao Brasil, no final do século XIX, juntamente com os imigrantes italianos, e nós, brasileiros, abraçamos a ideia e inventamos até, em cima dela. O correto é não usar carne moída e presunto juntos. Aliás, esqueça o presunto.

A França, que tem a sua gastronomia como Patrimônio Cultural da Unesco, deve muito à Itália, em especial à nobre italiana de família abastada de Florença, chamada Catarina de Medici, que perdeu seus pais cedo e acabou se casando, em 1533, com Henrique II, que veio a ser rei da França. Na bagagem, não foi só roupa: ela levou junto os melhores chefs de cozinha da Itália, pratos de porcelana, cristais venezianos e, inclusive, garfo de ouro, feito por ourives. Os franceses ainda não usavam o garfo, comiam com a mão. Por causa de Catarina, que vinha ser bisneta de Lorenzo de Medici, o Magnífico, (mecenas das artes), tem muita comida que parece francesa, mas que, na verdade, é originária da Itália. Como tenho sangue italiano correndo pelas veias, escolhi fazer uma lasanha para ser o primeiro prato da minha coluna mensal de gastronomia, da Revista Bem-Estar. Já estou pensando no prato de fevereiro.

Ingredientes:

500g de massa pronta (que vai direto ao forno)

Ingredientes para o molho vermelho:

1 lata de tomate pelado

3 tomates maduros

300g de patinho moído duas vezes

Azeite

1 cebola

Alho, orégano, pimenta-do-reino, pimenta-vermelha, manjericão (opcional), cebolinha e sal a gosto

Ingredientes para o molho branco (bechamel):

50g de manteiga

3 colheres (de sopa) de farinha de trigo

1 litro de leite integral

Noz-moscada e sal a gosto

Ingredientes para o shimeji

1/3 de cebola

2 dentes de alho

Shimeji

Azeite ou manteiga

Shoyo

Sal a gosto

Modo de fazer:

Em uma panela, refogue no azeite, cebola, alho, todos os temperos. Ponha a carne moída e deixe dourar. Acrescente os tomates picados em pequenos cubos e o tomate pelado. Deixe apurar. Se necessário, coloque uma colher (de café) de açúcar. Enquanto estiver apurando o molho vermelho, comece o molho branco.

Em outra panela, coloque 3 colheres (de sopa) de manteiga, espere derreter e acrescente 3 colheres de farinha de trigo. Mexa, para deixar essa “massa” lisa. Acrescente o leite aos poucos, para não empelotar. Caso isso aconteça, um mixer resolve o problema. Continue mexendo, até engrossar. Coloque sal e noz-moscada a gosto.

Para o shimeji

Coloque de molho, na água, com um pouco de vinagre branco. Corte 1/3 de cebola, lamine 2 dentes de alho. Refogue o shimeji em uma frigideira com azeite ou manteiga, shoyo, um pouquinho de água e uma pitadinha de sal, se precisar. Mexa até ficar delicioso.

Monte a lasanha em camadas. Primeiro, ponha uma camada de molho vermelho; depois, a massa, o molho branco, o queijo muçarela fatiado e salpique de shimeji. Ponha, de novo, mais uma camada de massa; depois, mais molho vermelho etc. Repita a sequência, até preencher o pirex.

Finalize com o molho branco, queijo muçarela e parmesão ralado. Deixe no forno médio, até borbulhar. A lasanha precisa descansar, antes de servir. Se cortar ainda muito quente, ela quebra. Corte em retângulo e sirva.

OBS: é opcional incrementar a lasanha com shimeji, funghi secchi ou trufas (que fica bem mais gostoso, porém sai bem mais caro). É muito mais comum fazer só com os molhos.

Esses ingredientes servem 4 pessoas e custaram em torno de R$ 130,00, no Serv Lar, da Abrão Thomé. Todo material da produção fotográfica é da Slavit.

No livro “História da Alimentação”, de Massimo Montanari, sobre a Idade Média Europeia, o autor diz que antigamente se tomava vinho durante a refeição por motivos higiênicos: “a água, portadora de germes, de doenças, inspirava pouca confiança”. Mas nós evoluímos e descobrimos que cada prato, hoje, pode ser harmonizado com um tipo de vinho, de uva, de paladar diferente, tudo em prol de explorar o potencial gastronômico. Pensando bem, ficamos bem mais sábios e intensos. Silvia Boldrini, diretora do supermercado Serv Lar, sugeriu harmonizar essa lasanha com o vinho tinto italiano Tenuta Meraviglia, da Região da Toscana, composto por 70% de uva Cabernet Franc e 30% de uva Cabernet Sauvignon, a ser consumido na temperatura de 16º a 18ºC.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾