Quiabo é rico em nutrientes e pode até ser plantado em casa.

O quiabo é um ingrediente bastante tradicional em pratos da culinária regional brasileira. Entre os mais conhecidos, o frango com quiabo. Famoso também pela sua tradicional “baba” – muitas vezes eliminada no cozimento – o fruto do quiabeiro é uma importante fonte de nutrientes e faz bem à saúde. Saiba mais sobre o quiabo, seus benefícios e como plantar, o que pode ser feito até em casa.

Benefícios do quiabo

O quiabo traz diversos benefícios à saúde. Com cerca de 22 calorias para cada 100 gramas, é rico nas vitaminas A, B6 e C, além de ter potássio, sódio, fósforo, cálcio e ferro em abundância. E, na famosa “baba do quiabo” contém proteína. A união desses nutrientes e a ingestão regular podem contribuir para o controle e prevenção de doenças, como as cardíacas.

Além de serem importantes para o funcionamento do intestino, as fibras presentes no quiabo ajudam a controlar os níveis de colesterol e gordura no sangue. Contribuem também para regular os níveis de glicemia, já que interfere na absorsão de glicose. O consumo regular de quiabo beneficia ainda a estrutura óssea, já que ele é rico em potássio e cálcio, dois minerais fundamentais para fortalecer os ossos e dentes.

O potássio auxilia na prevenção de doenças cardíacas, visto que ele ajuda a controlar a pressão arterial. O quiabo também é rico em vitamina C, componente essencial para fortalecer o sistema imunológico, e em ácido fólico, essencial durante a gestação.

Como tirar a baba do quiabo

A baba do quiabo, muitas vezes, é vista como um incômodo no preparo. A chamada mucilagem é rica em proteína, mas se você preferir não consumir, retirar é mais simples do que se possa imaginar. Uma das opções é cozinhar inteiro. Se resolver cortar, uma opção é deixar o quiabo mergulhado em um líquido ácido por um período de 10 a 15 minutos. Você pode secar também com um papel toalha.

Características do quiabo

O quiabeiro é uma planta originária do continente africano, segundo pesquisadores do Ceasa-MG. É um arbusto que pode atingir aproximadamente três metros de altura. Possui folhas grandes e, ao germinar, dá flores brancas ou amarelas com o centro escuro. A planta se desenvolve melhor em temperaturas amenas, entre 22ºC e 25ºC. Em períodos mais quentes ou mais frios, tende a não ser muito produtivo. A iluminação deve ser constante e durante todo o dia.

O quiabo é versátil e pode integrar diversos pratos sendo refogado, frito, cozido ou assado. Também é conhecido pelas suas propriedades medicinais e terapêuticas nos tratamentos contra irritações no estômago e nos rins, inflamações no trato intestinal e verminoses. O quiabo possui uma textura aveludada por fora. Internamente, além da baba, possui pequenas ssementes

Como plantar quiabo

O quiabo pode ser plantando no quintal de uma casa ou em uma horta, com sementes adquiridas em mercados e lojas de produtos agropecuários. Feito isso, faça a aração do solo de 20 a 25 centímetros e, em seguida, a gradagem. Plante as sementes com profundidade de 8 a 10 cm.

Para uma colheita mais rápida, especialistas sugerem deixar as sementes imersas em água por um dia antes do plantio. Assim, a germinação será mais homogênea. O espaçamento entre as sementes deve entre 30 e 40 cm. Entre linhas, o recomendado é de 100 a 120 cm. Se o solo estiver com o pH menor que 5,5, é preciso fazer uma correção da acidez, adicionando calcário.

Para plantar quiabo, é fundamental priorizar um local com temperaturas amenas, solo úmido – mas não encharcado – e boa iluminação. Por isso, a melhor época para plantar quiabo é entre janeiro a maio. É fundamental que o solo também esteja bem drenado e com adubação adequada.

A colheita é feita em até 75 dias – em locais de temperatura quente ou amena -, quando os frutos atingem cerca de 10 a 14 cm de comprimento. Os quiabos maduros deve ser verdes e sem manchas.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾