Qual é a cor da sua personalidade? Veja o tom certo para você!

A escolha da cor de tinta é algo bem pessoal e diz muito sobre o gênio e gosto da pessoa. Segundo especialistas de design, o elemento é tão importante que inconscientemente nós escolhemos as cores baseados em nosso jeito de ser. Confira a explicação dos estudiosos sobre as cores e o que elas proporcionam para cada tipo de personalidade.

Cores e os tipos de personalidade

Para os psicólogos, há cinco principais tipos de personalidade que ajudam a definir e entender os traços de caráter da pessoa. Eles são conhecidos como: abertura, consciência, extroversão, afabilidade e neuroticismo.

Segundo Monica Vermani, psicóloga e autora do livro A Deeper Wellness: Conquering Stress, Mood, Anxiety and Traumas, as categorias oferecem um ponto de referência para que as pessoas possam entender os seus comportamentos, atitudes e maneiras de pensar. Conheça as características das personalidades:

  • Abertura: criativos e aventureiros que estão dispostos a se arriscar, ansiosos para novas experiencias;
  • Consciência: atenciosos, controlados, observadores e muito objetivos;
  • Extroversão: faladores, emocionalmente expressivos, gostam de receber muita atenção e são energizados;
  • Afabilidade: gentis, confiáveis, cooperativos e empáticos;
  • Neuroticismo: são tensos e costumam ter o pensamento negativo.

Cores que combinam com cada personalidade

As interações com os tons diferem para cada tipo de grupo apresentado anteriormente. Confira abaixo quais são as cores que melhor respondem para cada indivíduo baseado em sua personalidade.

Abertura

Caso esteja enquadrado nesta categoria, é bem provável que você seja uma pessoa aberta a se arriscar e esteja à procura de novas aventuras. As cores que mais combinam contigo são as mais brilhantes e saturadas, como vermelhos, amarelos e laranjas.

Consciência

São conhecidos como mais organizados e mais bem-estruturadas. São pessoas que trabalham as habilidades de organização e são atentas aos detalhes. Elas costumam escolher tons frescos e terrosos, como azuis aquosos.

Extroversão

Se você é conhecido como aquele do grupo que mais interage e não consegue ficar parado, provavelmente é uma pessoa extrovertida e se identifica com o traço de extroversão. Esse tipo de personalidade pode fazer duas escolhas agradáveis. Cores frias e neutras, como branco. Mas em caso de se sentir mais expressivo, um vermelho, verde chartreuse ou amarelo.

Afabilidade

Um sujeito cortês, cooperativo e agradável. Estas são as características desta personalidade. O tipo de cor que mais combina com ela pode variar entre tons clássicos, frios ou quentes e fortes como, por exemplo, verde, azul, branco de cogumelo, marrons macios, cinza e qualquer variedade dos neutros.

Neuroticismo

Se você tende a ser estressado e ansioso, é melhor optar por opções que te tragam mais calma. Veja aqueles tons que recuam no fundo, como os azuis e os verdes. Eles trazem uma calmaria e provocam uma sensação de relaxamento, o que é importante para este grupo.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾