Prefeito de Itatiaia é preso acusado de chamar funcionária de padaria de 'negrinha'

Segundo a Polícia Civil, Irineu Nogueira tentou pegar um salgado direto da vitrine e foi advertido pela atendente, motivando o caso de injúria racial. Câmera de segurança do estabelecimento filmou a confusão.

O prefeito de Itatiaia (RJ), Irineu Nogueira, foi preso em flagrante nesta terça-feira (17) após ser acusado de chamar uma funcionária de uma padaria de “negrinha”. O estabelecimento fica no bairro Jardim Jalisco, em Resende (RJ).  Segundo a Polícia Civil, a funcionária disse que o prefeito tentou pegar um salgado direto da vitrine e foi advertido por ela, que explicou que era proibido os clientes se servirem por conta própria por uma determinação da Vigilância Sanitária.

Neste momento, Irineu se irritou com a funcionária e começou a ofendê-la com palavrões. Outra balconista tentou conter a situação e foi interrompida pelo prefeito, dizendo que não tinha problemas com ela, mas com sua colega de trabalho, a chamando de “negrinha”. Assim que o prefeito deixou a padaria, a funcionária injuriada se dirigiu à delegacia de Resende para registrar o boletim de ocorrência. Na queixa, foi anexado um vídeo da câmera de segurança do estabelecimento. A filmagem não tem som, mas mostra o momento da confusão.

Diante das evidências do relato e do vídeo, o delegado de Resende, Michel Floroschk, saiu às ruas e obteve êxito na prisão de Irineu Nogueira. O g1 procurou a prefeitura de Itatiaia, que se manifestou através de nota. Veja o posicionamento:

“O prefeito Irineu Nogueira está prestando depoimento neste momento sobre a acusação de injúria racial, feita contra ele nesta terça-feira. Irineu nega veementemente a acusação. O prefeito de Itatiaia frequenta o estabelecimento em que a desavença aconteceu há 30 anos e nunca teve problemas com os funcionários. Nesta tarde, chegou ao local e ao tentar pegar um pão foi advertido de forma grosseira pela funcionária. Ele não entendeu o comportamento, mas afirmou que ela continuou sendo agressiva. Ainda de acordo com o prefeito, ele estranhou o comportamento dela mas em momento nenhum a ofendeu. Sua atitude foi informar ao gerente do estabelecimento sobre a atitude da funcionária. Ele destaca que não compactua com qualquer tipo de atitude racista e está à disposição da justiça.” O g1 também entrou em contato com a defesa do prefeito Irineu Nogueira, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾