Por uma única razão: você deve cozinhar OVOS com bicarbonato de sódio

O ovo é um ingrediente que adicionamos frequentemente às nossas preparações, seja em saladas ou num pedaço de pão, mas alguns especialistas adicionam bicarbonato de sódio no processo de cozinhar, estratégia que explicamos aqui no Informe Brasil.

Dentre as apresentações do ovo, a versão cozida se destaca por ser capaz de acompanhar uma grande variedade de pratos, e por seu preparo ser muito simples, pois basta água fervente para endurecer a clara e a gema.

Cozinhar ovos com bicarbonato de sódio

Existem especialistas que adicionam bicarbonato de sódio ao preparar ovos cozidos. Uma das etapas mais complicadas na preparação de ovos cozidos é descascá-los sem estragar sua aparência macia e apetitosa, o que às vezes não acontece porque, segundo o livro “On Food and Cooking”, há uma proteína na clara chamada albumina que adere à casca do ovo se for fresco.

Durante os dias de refrigeração, o pH do albúmen aumenta e permite que o ovo se desprenda mais facilmente da casca. Por esse motivo, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos recomenda que você use ovos velhos se for prepará-los cozidos. Se você tiver apenas ovos frescos à mão, não se preocupe, existe outra maneira fácil de descascá-los sem quebrá-los. Especialistas sugerem que você adicione meia colher de chá de bicarbonato de sódio à água onde vai cozinhar os ovos.

Qual é a maneira correta de fazer isso?

Num panela colocamos bastante água em fogo alto e quando começa a ferver colocamos o bicarbonato dentro do ovos. Cozinhamos por 10 minutos ou mais, dependendo do tamanho dos ovos.

Em seguida, colocamos os ovos em água fria e resta apenas bater levemente e retirar com cuidado a casca, que graças ao bicarbonato de sódio terá uma textura macia e lisa que é muito fácil de remover.

Especialistas afirmam que o bicarbonato de sódio alcaliniza a água e aumenta o pH dos ovos. Quando cozido, a casca se quebrará em pedaços maiores e mais fáceis de remover, economizando tempo no processo.

Para melhores resultados, aconselha-se colocar os ovos cozidos em uma tigela com água gelada e deixá-los descansar por alguns minutos antes de descascar. Siga estas dicas simples e você nunca mais terá problemas com a casca de um ovo cozido.

Nota: Caso não tenha bicarbonato de sódio para que as cascas dos ovos cozidos saiam facilmente, podemos substituí-lo por um pouco de vinagre branco sem nenhum problema. O que me diz, você se atreve a experimentar?

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾