POR QUE ESQUECEMOS O QUE SONHAMOS? VEJA O QUE DIZ A CIÊNCIA

Todas as noites, quando as pessoas descansam, elas sonham. Entretanto, nem todos se lembram das aventuras noturnas.

As pessoas passam grande parte de suas vidas dormindo e, quando o fazem, sonham. No entanto, muitas vezes as imagens produzidas pelas nossas mentes adormecidas são esquecidas. De fato, a frequência com que as pessoas se recordam dos seus sonhos pode variar de pessoa para pessoa, sugere um artigo publicado na revista científica Frontiers in Human Neuroscience.
O estudo Potenciais evocados aumentados para despertar estímulos auditivos durante o sono: implicações para a compreensão da recordação dos sonhos, publicado em 2018, oferece uma explicação para o porquê de uma pessoa se lembrar ou não do que viveu durante o sono.

Para a pesquisa, dois grupos de 18 pessoas foram reunidos. Um grupo consistia de pessoas que relataram sonhar e lembrar de seus sonhos com frequência. O outro informou não ser capaz de fazê-lo. Ambos os grupos foram monitorados enquanto dormiam no laboratório e foram equipados com fones de ouvido, de onde recebiam estímulos auditivos.
Após a pesquisa, os cientistas encontraram diferenças neurofisiológicas que se manifestaram durante o sono entre os sonhadores frequentes e os pouco frequentes. 

Especificamente, durante o teste eles descobriram que sonhadores frequentes tinham despertado por mais tempo em todos os estágios do sono. Também mostraram maior reatividade cerebral (ou seja, maiores respostas) aos estímulos externos, o que poderia explicar estes despertares prolongados.

Consequentemente, acordar depois de um sonho e demorar para voltar a dormir daria ao cérebro mais oportunidades para codificar o sonho em memória a longo prazo e relembrar essas imagens, conclui o artigo.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾