Ponto secreto do abacate dirá se ele está verde, maduro ou se passou do ponto

Descubra como você pode acessar o “botão secreto” do abacate para descobrir se ele está no ponto certo de consumo, se está verde ou já se estragou.

É preciso esclarecer que manter o abacate bem conservado sempre foi algo desafiador para muitas pessoas. Tem gente que congela a fruta, outros que enrolam no plástico filme e colocam na geladeira, por exemplo. Especialistas, no entanto, não recomendam deixar o abacate em um pote com água na geladeira.

Veja também: Custam MUITO caro: 5 frutas que de tão exóticas chegam a ser bizarras

O procedimento parece ser prático e interessante, já que seria como se você fizesse uma conserva de abacate. O problema é que deixar o alimento em um recipiente com água sem estar esterilizado pode aumentar as chances de contaminação.

A submersão em água do abacate e de qualquer outra fruta é propícia à proliferação de microrganismos, ainda que esteja na geladeira. Listeria e Salmonella são duas das bactérias que podem se apresentar e causar doenças nas pessoas.

Como guardar corretamente?

De acordo com os especialistas, o mais correto é comprar uma fruta que não esteja muito madura ou verde demais. Sempre tente consumir o abacate no mesmo dia em que o comprou, principalmente os mais frescos e maduros.

Assim como acontece com a banana, por exemplo, o abacate apodrece rápido e você pode perder o ponto de consumi-lo antes do que se esperava.

No entanto, é possível pincelar suco de limão na casca do abacate e envolvê-lo com plástico filme antes de levar para a geladeira. Ainda assim, não demore muito tempo para comer, pois ele pode passar do ponto rapidamente.

Vale destacar que os benefícios do abacate são enormes, mas se ele não estiver no ponto ideal, muitos deles podem ser perdidos.

Benefícios do abacate para as pessoas

A fruta do abacateiro é bem famosa na culinária mundial. Não é só o Brasil que consome em larga escala o abacate, mas sim a maior parte do planeta. A cozinha mexicana e a cozinha portuguesa, por exemplo, utilizam o fruto em pratos salgados e doces. A própria polpa é consumida no café da manhã com o acréscimo de sal apenas. Não é à toa que o abacate é considerado um fruto bem versátil e fácil de inserir em qualquer dieta.

Além disso, o abacate proporciona os seguintes benefícios para a saúde:

  1. – Conta com ação antioxidante;
  2. – Combate o envelhecimento precoce;
  3. – Auxilia em dietas para perda de peso;
  4. – Combate e trata quadros de convulsões;
  5. – Age contra infecções de urina;
  6. – Melhora a saúde da mente;
  7. – Previne problemas de memória.

Aprenda a escolher a melhor fruta

A primeira coisa a se fazer é utilizar o truque da semente para entender o estado da fruta. Basta chacoalhar o abacate e prestar atenção se sente e escuta a semente solta em seu interior. Se isso ocorrer é porque o alimento está em um ponto excelente para ser devorada. Porém, algumas espécies de abacate podem não demonstrar sua maturidade por meio desse procedimento.

Por isso, analise a casca do abacate antes de comprar. Os melhores frutos apresentam tonalidade verde clara e com o brilho mais fosco. Quanto mais brilhante estiver a casca, mais verde o abacate está.

Se o abacate estiver muito mole, é sinal de que passou do ponto, mas se estiver duro demais é porque ainda está verde. Os melhores abacates também são mais pesados do que aparentam. Caso ainda esteja com o talo, veja se ele sai fácil quando você puxa, pois isso é um sinal de que a fruta está madura e bem saborosa.

Como saber se um abacate está pronto para comer?

Os abacates têm um “botão secreto” que nos diz se estão prontos para comer, se está verde ou passou demais do ponto.

O botão secreto que este alimento tem para saber se está em ótimas condições é o talo. Se ao retirarmos vemos que o abacate está verde, ainda é cedo para comê-lo. Se estiver amarelo, está pronto. E, se a cor for marrom, a fruta já se foi.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾