Plantas cultivadas na água: conheça 10 espécies que não precisam de terra para crescer

Se você sempre quis um jardim, mas não mora em uma casa com solo para plantar ou simplesmente não quer enfrentar o trabalho ou a possível sujeira da terra, essa seleção é para você: separamos, podamos e colocamos em um vaso 10 plantas que crescem diretamente na água. São espécies esplendorosas em suas folhas, flores e caules, capazes de crescer e florescer em vasos com nada além de água, sol e os cuidados devidos.

Para além da beleza natural das plantas propriamente, o resultado é especialmente belo: a transparências dos vidros, tornada em lente pela água, atravessada pela luz do Sol, faz do jardim “aquático” uma decoração especial. Mantendo o recipiente higienizado, trocando a água toda semana ou sempre que estiver turva ou opaca, e posicionando a planta em um local agradável e iluminado, o resultado é uma casa verde e viva – perfeitamente decorada.

Confira as espécies:

Jiboia

A jiboia agrada por suas folhas em formato de coração e, segundo a lenda, por trazer proteção

Por ser uma planta de caimento, com galhos longos e muitas folhas, é uma das preferidas para decoração, especialmente por sua beleza e crescimento acelerado.

Espada-de-São-Jorge

A Espada-de-São-Jorge é uma das mais queridas plantas, e promete boas energias e fortuna

Apesar de normalmente cultivada na terra, a Espada de São Jorge, planta queridinha das casas brasileiras, também cresce bem com suas raízes na água.

Begônia

Além da beleza das flores, a Begônia promete fertilidade, felicidade, cordialidade e delicadeza

Basta uma folha na água para a Begônia crescer lindamente – mas exigindo paciência, já que podem demorar meses para florescer de fato.

Bambu-da-Sorte

Como diz o nome, o Bambu da Sorte promete sorte, prosperidade e longevidade pros moradores

-Quiz diz quais plantas combinam com sua personalidade e o vaso perfeito

A promessa de energia positiva para a casa acompanha os muitos caules e a beleza do Bambu-da-Sorte, que também cresce diretamente na água limpa – e pode crescer em sua casa.

Ervas

O alecrim é uma das muitas ervas perfeitas para temperar um prato e que crescem na água

Seus temperos ou mesmo chás preferidos também podem crescer em um recipiente com água somente – como manjericão, hortelã, erva-cidreira, tomilho, alecrim, erva-doce e sálvia, por exemplo.

Antúrio

Além da beleza e da cor forte, o Antúrio promete confiança, hospitalidade, fortuna e iluminação

As flores também podem crescer sem terra, como é o caso do antúrio, que floresce em cores diversas, como branco, vermelho, rosa e vinho, a partir da hidrocultura.

Cóleus

O Cóleus é conhecido também como coração-magoado, e se caracteriza pela variedade de cores

A coloração intensa, em roxo, laranja ou verde do Coléus, que se desenvolve em poucas semanas, trazendo a alegria da estampa tropical de suas folhas para elevar o espírito da casa.

Lágrimas de Bebê

A abundância de folhas e flores faz das Lágrimas de Bebê uma ótima planta para decoração

A abundância de folhas das Lágrima de bebê cresce em densidade e rapidez em ambientes úmidos, mas é importante trocar a água e tomar cuidado para que os ramos submersos não apodreçam.

Violeta Africana

De apenas um par de folhas na água, a Violeta Africana faz nascer uma das mais belas flores

-Estas são as 17 melhores plantas para purificar o ar, segundo a Nasa

Com 5 cm de caule em um frasco estreito para que as folhas fiquem suspensas e secas, e em um mês as raízes já começam a se formar – para, em seguida, nascerem as flores coloridas da violeta africana.

Pau d’Água

A origem do nome dracena vem da palavra grega drakaina, que significa “dragão feminino”

O nome já diz tudo: essa folhagem rústica, também conhecida como Dracena, cresce e vive muito bem em um recipiente com água.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾