Os segredos das mulheres grisalhas naturais

Confira o relato de seis mulheres que resolveram assumir os cabelos grisalhos naturais. Saiba como cuidar do cabelo, quais produtos utilizar e mais. Leia!

Deixar os cabelos brancos aflorarem sempre foi um tabu na vida da maioria das mulheres. Não para estas. Depois de muita tinta para esconder os primeiros fios que teimavam em aparecer, elas finalmente resolveram assumir os fios naturais. Para algumas, o fator decisivo foram os retoques frequentes nas raízes; outras, problemas de saúde como alergias, por exemplo. Mas a maioria queria simplesmente ver como eram seus cabelos naturais, depois de anos escondidos sob tinturas. Elas admitem que a transição não é fácil, mas que é o caminho para uma revolução externa e principalmente interna.

Hoje, na hora de cuidar, elas apostam em produtos mais naturais, tratamentos caseiros e claro, um bom corte. Conheça abaixo a história (e dicas ótimas!) de seis mulheres que se reencontraram que bradam sem a menor dúvida: eu amo meus cabelos brancos!

Para Patida Mauad, os cabelos brancos são seu maior patrimônio (Foto: Adi Leite) — Foto: Vogue

Patida Mauad, blogueira, 60 anos
“Eu nunca pintei meu cabelo, ele é totalmente virgem de tinta. Meu primeiro fio branco apareceu por volta dos 27 anos e logo que vi decidi que nunca iria tingi-lo. Cada vez que aparecia um fio eu achava incrível. Mas é aquela coisa: homem grisalho é charmoso; mulher é desleixada. Claro que os amigos faziam aquela patrulha, dizendo que eu era jovem para ter os cabelos brancos. Eu sempre dizia: “Se eu sou jovem, então por que devo pintar o cabelo?” O meu olhar para a beleza é outro, mais natural. E a vida é isso: a gente envelhece, normal. Sabe o que me importa de verdade? Eu quero mais é compartilhar a minha idade! Eu amo meus cabelos brancos, eles são meu patrimônio!”

Dica: Xampu roxo! Como a tendência do cabelo branco muitas vezes é amarelar, ele neutraliza, unifica e realça o tom. Para hidratar, faço uma máscara caseira com abacate: bata ou amasse até que fique homogêneo. Passe nos cabelos úmidos e mantenha por trinta minutos. Lave e pronto

Virginia Bohrer não se reconhecia mais com os fios tingidos (Foto: Arquivo pessoal) — Foto: Vogue

Virginia Bohrer, artista plástica e designer têxtil, 56 anos
“Passei a pintar os cabelos logo que apareceram os primeiros fios brancos, mas depois de um tempo notei que ele começou a ficar feio e sem vida. Quando olhava no espelho, não me reconhecia mais, e então há 5 anos, comecei a amadurecer a ideia de deixá-lo natural. Queria ter a surpresa de ver como era meu cabelo!

Fiquei grisalha há apenas um ano e a mudança foi gradual: comecei fazendo mechas, mas odiava! Resolvi raspar e fiquei feliz de ver como era branquinho. Assumir o cabelo grisalho é um processo profundo e nada fácil. No início fiquei com medo de ser descartada – mesmo trabalhando com moda – pelo colegas jovens e pela própria sociedade. Porque você sabe: uma cama branca é linda e gostosa; uma camisa branca é linda e chique; uma mulher de cabelo branco é feia e velha.

Mas mesmo você se dando conta dos olhares, eu digo: estou muito feliz com meu cabelo! Estou usando num comprimento tido como “perigoso”, ainda em fase de crescimento. Sim, porque existe ainda o estereótipo de que cabelo branco tem de ser curto e supermoderno. Eu quis deixar crescer, para usar coques, brincar mais. Se vai ficar branco para sempre? Não sei, o que importa é que me sinto inteira e de verdade.”

Dica: Cuido muito dos meus cabelos e procuro não agredi-los com o uso frequente de secadores e optei por usar no dia a dia apenas xampus naturais, sem química. A cada 15 dias lavo com um xampu de grandes marcas específico para os fios grisalhos. Com os fios brancos, estou descobrindo que o cabelo acaba sendo um elemento que brinca com todo o resto e combinações de cores lindas. Por exemplo: roupas claras deixam um visual superchique. Já o vermelho vivo, acende o look.

Bebete Indarte, professora de ioga, 58 anos
“A primeira vez que tentei assumir o grisalho foi em 2011, justamente porque estava cansada de ter de pintar toda hora. Mas na época achei meu branco muito metálico. Como moro na Holanda, onde é frio, fiquei achando que me destacava demais e acabei desistindo. No ano passado, depois de uma temporada no Brasil, resolvi deixar de novo. Afinal, queria saber: que cor é o meu cabelo?!?! Ele foi crescendo e o branco aparecendo, bonito. Fui ao salão e fiz um corte. Fiquei tão apaixonada que abri uma conta no Instagram, @greyhairvolution e descobri que existe uma grande corrente de mulheres que assumiram os grisalhos. Meu cabelo está ”pepper and salt”, ou seja, mesclado de preto e branco. Ainda estou na transição, e não é fácil: hoje lido melhor, mas no início dá aquele medo porque a mulher fica com o estigma de não ser atraente quando fica mais velha, menos sᕮxual. Recebi muitas críticas, já não fui reconhecida nos lugares… Mas se você tem personalidade, ajuda muito. Hoje eu sou muito mais respeitada e admirada pela coragem de quebrar todos esses tabus. Estou me descobrindo uma nova mulher e para mim, foi um divisor de águas.”

Dica: o cabeleireiro é o melhor amigo das grisalhas. O mais importante é você se sentir bonita, não importa se o corte é curto, médio ou longo. Como mantenho o meu curto, mousse e hairspray também são ótimos aliados.

Kika Pereira de Sousa, produtora fotográfica e dona do atelier Kikaps Papers, 57 anos
“Fui loira a vida inteira, é a cor natural do meu cabelo. Durante muito tempo fiz luzes para manter a cor e de repente os fios começaram a aparecer. Como eles se misturavam, não era exatamente um problema. Perto dos 50 o branco se intensificou e passei a pintar a raiz para unificar. Mas a grande quantidade de química me causou uma alergia imensa. Foi aí que comecei a namorar a ideia de assumir os cabelos brancos. Avisei o marido, os amigos e meu cabeleireiro, que foi contra. Fiquei brava porque acho que eles são as pessoas mais indicadas para ajudar nessa transição. Procurei outro profissional que sugeriu que eu deixasse natural sem nem saber que era exatamente o que eu queria! Fiquei um tempo sem nada de tinta, apenas vendo o cabelo crescer e como ele era de verdade, se a cor era bonita e uniforme… Seis meses depois, cortei bem curto, mas deixei a franja mais comprida. Um mês depois radicalizei: passei a máquina e deixei todo grisalho. Não digo que seja fácil, é preciso estar decidida porque existe uma fase de adaptação. Para mim ficou perfeito, ainda mais porque tenho um estilo mais despojado. E além de me mostrar quem eu realmente sou, ganhei anos de vida!”

Dica: Mantenha o cabelo em ordem: se for liso, faça escova, se tiver cachos, modele. Se não cuidar, fica com aparência desleixada. Cabelos brancos pedem que você ande mais arrumada e maquiada. Caso contrário dá uma envelhecida. Passei a usar uma base e rímel e percebi que meus olhos, que são azuis, ganham destaque e meu rosto aparece muito!

Jandira Victalino, cabeleireira, 58 anos
“Meus cabelos sempre foram muito escuros, então quando os primeiros brancos começaram a aparecer eu comecei a pintar. Sempre fui uma mulher de muitas cores e nunca tive medo de ousar, já fui loira muito antes da Beyoncé! Até que um dia tive uma reação alérgica no corpo inteiro por conta de tantos produtos. Foi quando vi que precisava parar. Em casa, minha irmã e meu marido foram contra, mas eu estava decidida. Cortei primeiro a nuca e deixei meio moicano. Até que um dia resolvi usar uma chapinha que devia ter restos de alisante e meu cabelo ficou escorrido. Raspei a cabeça inteira e comecei do zero. Mas meu cabelo cresce muito rápido e com muitos cachos e hoje estou apaixonada por ele! Vejo que sirvo como um incentivo para quem quer assumi-los ao natural, principalmente as mulheres negras, que podem usar coques altos, tranças e dependendo do estilo, até dreadlocks. Acho que fica lindo! Fora que com os cabelos brancos a vida fica mais prática. Apesar de ser camaleônica, tenho certeza que do branco não saio mais. Quero ser tipo uma Diana Ross. Grisalha!”
Dica: Para quem tem o cabelo muito crespo, vale hidratar com óleo de coco, deixando por 30 minutos. Depois, se quiser, finalize com gel. Eu lavo meus cabelos com xampu normal e uso condicionador ou creme para pentear sem enxágue. E termino fazendo a fitagem para definir os cachos.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾