Os pets podem sentir as emoções humanas através do suor e da respiração

De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, os animais podem perceber quando os seus donos estão estressados através do olfato.

A pesquisa foi realizada pela estudante de PhD Clara Wilson da Queen ‘s University Belfast e envolveu um grupo de 4 cachorros e 36 pessoas. Para avaliar a resposta ao estresse, os animais foram ensinados a reconhecer determinados cheiros e alertar os cientistas no momento em que foram identificados. Os resultados são satisfatórios e mostram como os bichanos podem identificar algumas emoções humanas pelo faro. Entenda mais sobre esses sentidos dos cachorros!

Cachorros conseguem sentir as emoções humanas?

Além de mostrar a sensibilidade dos cachorros em situações do nosso dia-a-dia, o estudo também conseguiu comprovar que os seres humanos exalam diferentes cheiros a depender do tipo de suas emoções. Esses cheiros podem ser detectados a partir do suor e respiração de cada indivíduo, e está relacionado diretamente com os feromônios humanos.

Para isso, cada teste realizado compreendeu um grupo contendo um cachorro e um ser humano. Os cachorros foram submetidos à presença de uma mesma pessoa quando ela estava feliz e quando ela estava em uma situação de estresse. Considerando o número total de pessoas, no mínimo 36 testes foram realizados no estudo.

O que foi possível inferir através dessa pesquisa?

Os resultados obtidos nos mostram que ainda há muito a ser pesquisado no campo da sensibilidade animal e das emoções humanas. Por isso, de acordo com Wilson, este será o primeiro dos diversos estudos a serem produzidos com o intuito de entender a relação dos animais com os seres humanos.

Essas pesquisas servem como referência para as terapias que utilizam o auxílio de pets no controle e avaliação comportamental e cognitiva de pacientes. Cachorros e cavalos têm sido utilizados a anos como suporte terapêutico dos mais variados tipos de problemas, inclusive para impulsionar a sociabilização com pacientes autistas, no controle emocional de pacientes depressivos e com ansiedade severa.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾