ONU: preços dos alimentos entram no 10º mês seguido de queda mundial

Brasil aumenta a produção e colabora com a redução

Pelo décimo mês seguido, a Organização das Nações Unidas (ONU) registrou queda global nos preços dos alimentos em janeiro. Nos últimos dois anos, houve a explosão do índice criado pela instituição para monitorar esse custo ao redor do mundo.

Em janeiro, o índice de preços dos alimentos da Organização para Agricultura das Nações Unidas (FAO, na sigla em inglês) fechou em 131 pontos. O valor é o menor em 15 meses.

Em dezembro de 2019, quando a covid-19 fez suas primeiras vítimas na China, o indicador ultrapassou os 100 pontos. Essa barreira não era quebrada desde agosto de 2017.

Contudo, a grande disparada começou em novembro de 2021, com o indicador chegando a 105 pontos — a marca mais elevada desde dezembro de 2014. Depois de quase dois anos de pandemia, com o vírus alastrado pelo mundo e as cadeias de suprimento desorganizadas pelas medidas de restrição, as tensões entre Rússia e Ucrânia pressionaram ainda mais o custo da alimentação.

Em meio à invasão russa à Ucrânia, no fim de fevereiro de 2022, o indicador foi a quase 117 pontos. Nos meses seguintes, a escalada se manteve praticamente ininterrupta até o pico registrado em março do ano passado: quase 160 pontos.

Daí em diante, o índice de preços se manteve em queda, apesar do conflito não ter cessado e da redução drástica das exportações ucranianas. O Brasil teve papel fundamental para a melhora no custo.

Produção de alimentos e o Brasil

O conflito, entre outros problemas, ameaçava os suprimentos de fertilizantes, um insumo vital para a agricultura brasileira — um dos maiores fornecedores alimentares do planeta.

A política externa adotada pelo então presidente Jair Bolsonaro, entretanto, garantiu o abastecimento do insumo. Com isso, o país conseguiu registrar recordes de produção de grãos e ainda ampliar a exportação de proteína animal, colaborando com a segurança alimentar do planeta.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾