Onça foge de gaiola, aulas são suspensas, mas administração diz que animal é manso

Uma suçuarana, também conhecida como onça-parda, fugiu de um recinto no Bioparque Zoobotânico, na Zona Leste de Teresina, no Piauí, entre a noite de quinta-feira (2) e a madrugada desta sexta (3), após uma árvore de grande porte ter caído no recinto onde o animal estava e acabado gerando um buraco no local.

As buscas pelo animal estão sendo realizadas desde a manhã desta sexta. Ana Maria Campelo, que compõe a assessoria jurídica do bioparque, informou que a árvore caiu devido às fortes chuvas e ventanias. O animal passou pelo buraco que abriu devido à queda e fugiu.

“É uma suçuarana adulta, que nasceu em cativeiro, no bioparque, é mansa e acostumada com pessoas”, afirmou.Em nota, o Bioparque Zoobotânico declarou que a situação encontra-se sob controle.

Por motivos de segurança, as visitações foram suspensas. A Universidade Federal do Piauí também informou, por meio da assessoria de comunicação, que as atividades administrativas e acadêmicas do Centro de Ciências Agrárias (CCA), que fica nas proximidades do parque, foram suspensas até que a onça seja capturada. Contudo, o Hospital Veterinário Universitário (HUV), que também fica no CCA, segue funcionando normalmente.

Ana Maria ressaltou que existe um plano de operação para casos de fuga de animais no parque e que ele está sendo executado. “A equipe está preparada. É exigência de todo zoológico esse plano de operação”, destacou.

O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) foi acionado e está realizando buscas para tentar recapturar o animal. O tenente F. Oliveira explicou que as equipes já realizaram contato visual com a onça e que estão sendo criadas armadilhas para recapturá-la.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar-PI) também foi comunicada sobre a fuga do animal.

Nota do Parque Zoobotânico:

O Bioparque Zoobotânico Piauí vem, por meio desta, informar que devido as fortes chuvas da noite de ontem (02/02/2023), uma árvore de grande porte atingiu o recinto da suçuarana e este foi danificado, permitindo a sua fuga.

Imediatamente as autoridades competentes foram acionadas, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí – SEMAR-PI, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Piauí- IBAMA-PI e Batalhão da Polícia Ambiental, que tem sua sede instalada no parque.

As autoridades e a equipe do Bioparque Zoobotânico estão, desde a ciência do ocorrido, realizando todas as medidas e procedimentos necessários para capturá-la, cumprindo todos os protocolos do plano emergencial para captura de animais do Bioparque.

Por fim, a Concessionária informa que a situação se encontra sob controle e que, por medida de segurança, o parque permanecerá fechado até a captura do animal.

Teresina-PI, 03 de Fevereiro de 2023.

Administração Bioparque Zoobotânico Piauí

*Com informações do G1/PI

Vereador, sobrinho do deputado Fábio Novo morre em grave acidente no Piauí

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾