Obcecado por limpeza? 34 produtos que se você não tem, é bom comprar

Você pode lidar com qualquer bagunça que vem em sua direção? Esteja você se mudando para uma nova casa, preparando seu primeiro apartamento ou apenas fazendo um inventário de seus produtos de limpeza disponíveis, os brasileiros tem manias para remover manchas, derramamentos, sujeira, graxa e mais.

Ter as ferramentas certas é uma necessidade para manter sua casa limpa – e para tornar o trabalho o mais fácil possível. (Algo que você conhece muito bem se já tentou limpar uma bagunça sem ter os produtos de limpeza certos.) E, embora não haja uma ferramenta mágica que possa fazer tudo, esses itens essenciais são a verdadeira mania do brasileiro que, quando vê uma bagunça acontecer, está sempre preparado.

Ferramentas de limpeza geral

As ferramentas certas podem fazer toda a diferença, tanto em termos de utilidade quanto de conveniência. Se você está estocando produtos de limpeza essenciais pela primeira vez, não há problema em comprar versões mais baratas de algumas das ferramentas mais caras desta lista e atualizar conforme possível.

  1.  Aspirador de pó. Um aspirador de pó é um item obrigatório, mesmo que você não tenha carpete no chão. Não tem espaço ou orçamento para uma opção vertical? Compre um portátil, também conhecido como aspirador de pó, que é ótimo para aspirar áreas problemáticas como rodapés, sofás e peles de animais de estimação errantes em qualquer lugar.
  2. Panos de microfibra. Panos de microfibra são suaves o suficiente para limpar todas as superfícies sem deixar arranhões, incluindo aço inoxidável e vidro. Compre alguns e jogue-os na lavagem com suas toalhas regularmente para mantê-los limpos.
  3. Balde. Você pode não precisar de um balde toda vez que limpar, mas quando precisar, ficará feliz em tê-lo. Quando não estiver usando para outra finalidade, use-o para armazenar seus materiais de limpeza e carregá-los de sala em sala.
  4. Vassoura e pá de lixo. Qualquer vassoura e pá de lixo farão maravilhas quando se trata de remover poeira, pelo, sujeira e qualquer outra coisa que acabe no chão que não seja carpete. Semelhante a um aspirador de pó, você pode comprar uma pequena opção portátil para espaços apertados que oferece os mesmos recursos com apenas um pouco mais de trabalho necessário.
  5. Esfregão plano. Um esfregão plano, ou esfregão de pó, é uma boa alternativa aos esfregões padrão e indisciplinados aos quais muitas pessoas estão acostumadas.
  6. Luvas de borracha. Um bom conjunto de luvas grossas de borracha é barato para comprar e uma necessidade para proteger suas mãos de produtos químicos de limpeza e qualquer sujeira que você esteja enfrentando. Como bônus, elas duram muito mais (e fornecem muito mais proteção) do que as luvas de látex ou nitrilo. E enquanto você está nisso, pegue outro par também para manter na cozinha para proteger as mãos ao lavar a louça.
  7. Rodo. Mantenha um rodo no chuveiro para reduzir a espuma de sabão acumulada no ladrilho, o que economizará muito tempo mais tarde. Muitos vêm com acessórios de sucção para que você possa prendê-los diretamente na parede e usá-los conforme necessário.
  8. Escova higiênica e suporte. Uma escova de cerdas irá ajudá-lo a deixar seu vaso sanitário limpo com o mínimo de esforço. Existem variedades de uso único, mas para o bem da sua carteira – e do meio ambiente – compre um reutilizável e substitua-o apenas algumas vezes por ano ou conforme necessário.

Soluções de limpeza

A água simplesmente não vai ajudá-lo quando se trata de obter uma boa limpeza profunda . Para isso, você precisará dos produtos de limpeza certos, mas depende de você optar por versões padrão ou variedades naturais. Incluímos opções de ambos os tipos na lista para que você possa decidir o que prefere para sua casa.

  1. Limpador de uso geral. Um ótimo limpador para várias superfícies e para todos os fins é definitivamente um dos produtos de limpeza mais essenciais que você pode ter. Limpadores multiuso são eficazes para remover graxa, sujeira e manchas, e a maioria não requer muito mais do que um spray e um pano.
  2. Limpador de vidro. O limpador de vidros é especialmente formulado para superfícies de vidro, como janelas e mesas, para que você possa obter uma limpeza eficaz sem deixar riscos ou manchas.
  3. Limpador de madeira. Semelhante ao limpador de vidro, o limpador de madeira é um limpador específico para uma superfície que, neste caso, é otimizado para uso em madeira. Isso é importante, pois tanto os sprays de limpeza multiuso quanto a água podem danificar a madeira e o verniz.
  4. Spray ou toalhetes antibacterianos. Os produtos de limpeza antibacterianos desinfetam e higienizam para matar os germes em sua casa. Use além de um limpador multiuso, especialmente em espaços com muitos germes, como cozinha e banheiro .
  5. Limpador de azulejo com alvejante. Espuma de sabão, mofo, bolor e acúmulo de ferrugem são comuns em banheiras e chuveiros. Um limpador de ladrilhos com alvejante pode remover esse tipo de sujeira desagradável, mas certifique-se de abrir a ventilação ou abrir uma janela ao usá-lo para se proteger da fumaça.
  6. Limpador de vaso sanitário. Um limpador à base de alvejante facilita a limpeza do banheiro. Obtenha uma variedade aderente para que não pingue direto na água e use junto com a escova de vaso sanitário para esfregar bem a tigela.
  7. Vinagre branco. O vinagre é ótimo para dissolver graxa e remover sujeira, e ainda tem algumas propriedades desinfetantes (embora não no grau de um produto antibacteriano de base química, infelizmente). Mantenha-o à mão para limpezas rápidas quando não quiser usar um limpador químico, bem como para desinfecção leve entre o uso de produtos mais resistentes.
  8. Bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio é um profissional na absorção e remoção de odores. Mantenha um recipiente aberto na geladeira e use-o conforme necessário para cuidar de odores desagradáveis, como os provenientes de tapetes ou trituradores de lixo.

Outros produtos de limpeza essenciais

Os produtos acima completam o básico necessário para uma limpeza em toda a casa, mas e os específicos para determinadas tarefas? Aqui estão mais alguns produtos de limpeza essenciais para comprar na loja.

Para a cozinha

  1. Esponjas e/ou pincel de esponja
  2. Sabão para louça
  3. Lã de aço ou outro esfregão abrasivo
  4. Toalhas de mão
  5. Limpador de forno
  6. Limpador específico para superfícies, se necessário para uma superfície como granito, mármore ou aço inoxidável

Para o banheiro

  1. Escova de rejunte
  2. Escova de dentes para limpeza 
  3. Para lavanderia
  4. Detergente para roupas (sabão em pó)
  5. Água sanitária
  6. Removedor de mancha

Diversos

  1. Removedor de adesivos
  2. Rolo de fiapos
  3. Frascos de spray, para fazer suas próprias soluções de limpeza
  4. Toalhas de papel
  5. Espanador extensível

Se você tem animais de estimação

  1. Neutralizador de urina
  2. Tapete para urinar

Lembre-se de que alguns produtos de limpeza essenciais podem não ser essenciais para sua casa (afinal, não há razão para comprar limpador de granito se você não tiver superfícies de granito ou tapete para urinar se não tiver um cachorro). A maioria deles, no entanto, é um salva-vidas para deixar sua casa novinha em folha.

Quer se ater a produtos caseiros o máximo que puder? Muitas soluções de limpeza são fáceis de fazer em casa com ingredientes simples, como vinagre branco, bicarbonato de sódio, alvejante e até suco de limão. Faça sua pesquisa para encontrar receitas de limpeza totalmente naturais, embora tenha em mente que elas podem não funcionar tão bem quanto as coisas não naturais quando se trata de matar completamente vírus e bactérias.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾