O gabinete de segurança israelense declarou oficialmente estado de guerra após os ataques do Hamas

O serviço de Segurança de Israel declarou oficialmente a lei marcial, informou a assessoria de imprensa do governo neste domingo (8).   “O agressão terrorista mortal na Faixa de Gaza no sábado (7) levou a guerra  ao Estado de Israel”, contou um comunicado do governo. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu “forte retaliação” aos ataques de militantes palestinos.  

 O jornal afirmou que esta declaração de guerra foi feita de acordo com o Artigo 40 da Lei Básica de Israel. Israel não tem uma constituição escrita, mas as suas 13 leis básicas desempenham a mesma função.   Um alto funcionário do Ministério da Defesa de Israel encarregado das operações nos territórios palestinos disse após o ataque que o Hamas “abriu as portas do inferno”. Os ataques aéreos de Israel na Faixa de Gaza  mataram mais de 300 pessoas.

Benjamin Netanyahu anunciou que o país estava a entrar numa guerra longa e difícil contra o Hamas. O comunicado foi divulgado após o grupo extremista realizar um ataque inédito na madrugada deste sábado (7).  “Estamos começando uma guerra longa e difícil. A guerra  foi forçada pelos ataques assassinos do Hamas”, disse ele.  “A primeira fase terminou com a destruição da maior parte das forças inimigas que entraram no nosso território. Ao mesmo tempo, estamos a lançar uma formação ofensiva, que continuará sem descanso até que o objetivo seja alcançado”, disse o primeiro-ministro Netanyahu.  Israel “planeia neutralizar a capacidade e vontade do Hamas de ameaçar e prejudicar o povo de Israel durante os próximos anos. (…) Restauraremos a segurança do povo de Israel e venceremos”, acrescentou Netanyahu.

“O Serviço de Segurança Política de Israel tomou várias decisões operacionais destinadas a destruir as capacidades militares e governamentais do Hamas e da Autoridade Palestiniana”, afirmou o Gabinete do Primeiro-Ministro israelita num comunicado.

Mortes em Israel

O número de mortos em Israel no ataque surpresa do último sábado pelo Hamas  deverá ultrapassar 500.   Zaka, um técnico de emergência médica especializado em eliminação de cadáveres, disse à CNN no domingo que havia confirmado que “cerca de 500 pessoas” haviam morrido.   Este número não inclui pessoas que morreram ou foram declaradas mortas no hospital, e Zak não conseguiu acessar todos os locais onde se acredita que pessoas tenham morrido. Isso significa que o número total de mortos será de quase  500.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾