MC Melody: cantora de 16 anos é diagnosticada com sobressaliência dentária

A cantora Mc Melody, de apenas 16 anos, foi diagnosticada com sobressaliência dentária e precisará usar aparelho nos dentes pelos próximos seis meses. O tratamento, segundo o dentista da artista, custará cerca de 15 mil reais e deverá ser usado a todo momento, com exceção nas refeições e shows que a jovem faz.

O que é a sobressaliência dentária?

A sobressaliência dentária, também chamada de dentes para frente, são um dos problemas mais comuns em termos de odontologia e podem trazer prejuízos não só estéticos, mas funcionais também. Eles são caracterizados por uma má oclusão dentária, ou seja, uma condição anormal da mordida e do contato entre o arco dentário superior e inferior.

Quando os dentes superiores se localizam muito à frente dos inferiores (chamado de problema de grau II) ou quando os inferiores estão à frente dos superiores (problema de grau III).

É normal que os dentes do arco superior se posicionem um pouco à frente do arco inferior, porém, quando essa diferença causa incomodo visual, estéticos e prejuízos à saúde bucal, é necessária uma interferência, pois podem trazer problemas não só aos dentes, mas também ao tecido gengival, aos ossos de sustentação, ligamentos, articulações e músculos.

Causas

Entre as principais causas da condição estão fatores genéticos, condições ambientais, extrusão dos dentes superiores ou inferiores, ter uma musculatura facial forte – os dentes posteriores acabam por serem forçados contra a estrutura óssea de sustentação, mudando o nível da sobreposição dos dentes inferiores para com os superiores.

Bruxismo, perda dentária e alterações no desenvolvimento da face, também podem ser fatores de risco para desenvolver o problema.

Anomalias envolvendo a diferença dos arcos inferiores e superiores podem influenciar o desgaste dos dentes com o tempo, por causa dos movimentos feitos pela mandíbula, e alterações no nível da gengiva, como a retração gengival. Além de provocar transtornos na mastigação, deglutição e fala.

Mesmo que seja apenas um problema estético, ou que alguma das causas surgir, é importante procurar um dentista para revelar o diagnostico certo e procurar o melhor tratamento em cada paciente.

Tratamento

O tratamento dos dentes para frente, assim como demais problemas envolvendo a mordida dos dentes, deve ser feito por meio da ortodontia que busca solucionar problemas de desalinhamento e alinhamento dos dentes, isso por meio do uso de aparelhos.

São vários os tipos de aparelhos ortodônticos que podem ser utilizados no tratamento dos dentes para frente, segundo o dentista da Melody, ela usará um aparelho “invisível” (ou seja, feito com peças translúcidas) e móvel que ela pode retirar para fazer refeições e shows.

Porém, há também o já conhecido aparelho fixo metálico, que pressiona os dentes para trás por meio de sua estrutura formada por braquetes, pelo fio metálico e borrachinhas. Cabe ao profissional saber o grau e a causa do problema para decidir qual modelo é ideal.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾