Lavrov afirma que Brasil e Rússia têm visões ‘similares’

Segundo o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, Moscou e Brasília têm visões ‘similares’

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse que seu país e o Brasil têm visões similares sobre os acontecimentos do mundo. Ele proferiu a declaração nesta segunda-feira, 17, em encontro com o chanceler brasileiro, Mauro Viera.

Após o encontro com Lavrov, o ministro das Relações Exteriores do Brasil reforçou o discurso de que o país está empenhado em promover a paz entre ucranianos e russos. A guerra dura mais de um ano: em fevereiro de 2022, tropas da Rússia invadiram parte do território da Ucrânia.

“Reiterei nossa posição em favor de um cessar-fogo imediato, do respeito ao direito humanitário e de solução negociada, com vistas a uma paz duradoura e que contemple as preocupações de ambos os lados”, disse Vieira, segundo a Agência Brasil, sem especificar o que, segundo ele, o governo de Kiev, que teve parte de seu território invadida pela Rússia, teria para negociar com Moscou.

O discurso do chanceler brasileiro vai ao encontro do que tem dito o presidente Lula. Em recente viagem à China, ele defendeu a ideia de que o fim do conflito passa pela “boa vontade” de negociação dos dois países diretamente envolvidos. Além disso, Lula pediu para os Estados Unidos pararem de “incentivar a guerra” no Leste Europeu.

Lavrov em países críticos dos EUA

Fora o Brasil, Sergey Lavrov deve passar por outros três países da América Latina no decorrer desta semana. Segundo a equipe de comunicação do governo russo, ele vai passar por Venezuela, Nicarágua e Cuba — trio de nações que não mantém boa relação diplomática com os Estados Unidos.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾