Lantana: como cultivar a flor que muda de cor?

Você já ouviu falar da lantana? Pois saiba que a principal característica desta planta é que sua flor muda de cor. Por esse motivo, ela é tão apreciada pelos paisagistas na hora de formar os jardins. 

Delicada, perfumada e fácil de cuidar, a lantana caiu nas graças dos brasileiros. Ao cultivar esta planta no seu jardim externo, você vai torná-lo mais alegre e colorido. 

Neste artigo, explicamos tudo sobre a planta com flores que mudam de cor. Além disso, apresentamos dicas para acertar no cultivo. Acompanhe!

Origem da lantana

A lantana, também conhecida como flor arco-íris ou flor de mel, é um dos melhores gêneros de plantas para paisagismo. Originária da América do Sul e da América Central, o seu habitat natural são as regiões mais quentes do território.

Quem descreveu as lantanas pela primeira vez foi o botânico sueco Carl Nilsson Linnæus, em 1753.

O gênero reúne mais de 500 espécies de plantas perenes, sendo que as mais populares são Lantana camara e Lantana montevidensis.

Características

A planta possui crescimento rápido e os arbustos podem chegar a 2 metros de altura. Suas folhas são ásperas e endurecidas.

As flores da lantana mudam de cor à medida que envelhecem, variando entre tons de branco, amarelo, rosa, laranja e vermelho. 

Geralmente as florzinhas aparecem em tons de amarelo. Com o passar dos dias, se tornam laranjas. Por fim, adquirem uma coloração avermelhada. 

Aliás, as flores, pequenas e coloridas, se formam durante o ano todo. Não é à toa que as lantanas são indicadas para quem deseja manter o jardim da casa sempre florido. 

Tipos de lantana

Existem vários tipos de lantanas. Conheça melhor as principais espécies:

Lantana de Montevideo

Nativa do sul da América do Sul, esta planta é perfeita para cobertura de solo. Diferente de outras espécies de lantana, ela aprecia o frio.

As florzinhas são formadas acima da folhagem, podendo ser amarelas, brancas ou arroxeadas. Seus ramos são finos, flexíveis e curvados, que variam de 40 a 80 cm de comprimento. 

Se você tem planos de atrair borboletas para o seu jardim, então a Lantana de Montevideo é a melhor escolha para o cultivo. 

Lantana camara

Originária da América Central, a lantana camara é considerada a variedade mais comum. Suas flores formam buquês pequenos e notáveis, que podem aparecer nas cores branco, amarelo, alaranjado ou rosa. 

Algumas flores de lantana camara, quando vistas de longe, parecem alaranjadas. No entanto, ao se aproximar da planta, é possível notar florzinhas individuais brancas, amarelas ou vermelhas. 

A Lantana camara é uma planta tóxica para animais. Portanto, se você tem bichos na sua casa, como cães e gatos, é melhor evitá-la. 

Como cultivar lantana camara?

Luminosidade 

As lantanas devem ser cultivadas em áreas com sol pleno, pois elas precisam de muita luminosidade para desenvolver suas flores coloridas. 

Tenha em mente que, quanto mais luz solar a planta recebe, maior o número de flores que serão produzidas.

Regas

Em comparação com outras plantas de jardim externo, as lantanas não precisam de tanta água para sobreviver. Portanto, as regas podem acontecer de forma espaçada, geralmente uma vez por semana. 

Ao regar a planta, foque apenas no solo e evite borrifar água nas flores e folhas. Faça uma rega moderada e uniforme, tomando cuidado para não encharcar a terra. 

No entanto, no auge do verão, as lantanas geralmente precisam de mais água para se desenvolver, sobretudo as plantas jovens. 

Podas

A planta tem potencial para se tornar invasiva, por isso é tão importante manter uma frequência de podas.

Então, corte os galhos mortos e longos sempre que necessário. Além disso remova as flores mortas, pois assim a planta terá mais energia para produzir uma floração bonita e duradoura.

Quando os cuidados com a poda não são levados à sério, o tempo de floração geralmente se torna menor.

Pragas 

Em geral, esta planta tem um perfil mais rústico e apresenta resistência às pragas e doenças. No entanto, quando submetida a condições inapropriadas, pode sofrer com cochonilhas e pulgões. O ácaro-vermelho, que aparece no verão, também é uma ameaça.

Adubo

Para manter as lantanas floridas e bonitas durante o ano todo, é necessário aumentar a quantidade de nutrientes do solo. Para isso, é recomendado aplicar adubo rico em matéria orgânica a cada três meses.

O produto mais recomendado pelos jardineiros é o NPK 20-20-20.

Uso paisagístico

A planta pode ser cultivada em grandes vasos e em canteiros. Então, experimente combinar diferentes qualidades, criando composições belíssimas. 

O seu uso é frequente em bordaduras, ou seja, vários exemplares de lantana podem ser usados para delimitar um caminho, uma escada ou mesmo para emoldurar um canteiro.

As possibilidades não param por aí. A flor arco-íris fica incrível ao longo de paredes, muros, grades e até mesmo cerva viva.

Uma das principais formas de cultivo no jardim é a criação de canteiros elevados. Assim, fica mais fácil controlar a propagação da planta e valorizar a beleza dos buquês com pequenas flores.

Toxidade

Linda, perfumada e um pouco perigosa – esses são atributos que definem bem a lantana.

A toxidade da planta está presente nas folhas e frutos – não nas flores. Quando esses compostos são ingeridos por humanos ou animais, são responsáveis por causar reações como diarreia, irritação na boca e dor abdominal.

Portanto, para evitar acidentes, é recomendado realizar o cultivo longe de crianças e todos os tipos de animais (cachorro, gato, vaca, cavalo e outros mamíferos).

Lantanas ornamentam a fachada da casa:

Pequenos arbustos cheios e coloridos

Foto: Houzz

Lantanas em vasos de cimento

Foto: Casa Abril

As flores cercam a árvore com graciosidade

Lantanas pendentes sobre o muro da casa

A planta trepadeira pode ser usada como cerca viva

Como fazer muda de lantana?

A reprodução pode ser feita por sementes ou estacas. Veja um passo a passo:

  1. Durante o verão, corte um ramo da planta na diagonal, com em média 10 cm.
  2. Remova as folhas da parte inferior para facilitar o enraizamento. 
  3. Insira 5 cm do ramo em um recipiente.
  4. Cubra a muda com um saco transparente para proteger a estaca. 
  5. Dentro de um mês a estaca será enraizada e estará pronta para ser transplantada para o jardim.

Como plantar lantana?

O melhor momento do ano para plantar lantana é durante a primavera, assim que o período de geadas chega ao fim.

Portanto, faça um buraco profundo na terra (com o dobro de tamanho da planta). Em seguida, enterre, acrescente substrato e regue sem exagero.

O local escolhido para o plantio deve ter boa drenagem, afinal, esta plantinha não tolera alagamentos causados por excesso de rega ou por chuvas de verão. Além disso, o espaço precisa ser ensolarado e protegido de vento.

Ao plantar lantanas, deixe uma distância de 80 cm em relação às outras plantas, árvores e até mesmo muros.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾