Jornalista disse que Bolsonaro mentiu muito no debate da globo

A escritora e jornalista Míriam Leitão analisou o debate na TV Globo nesta sexta-feira (28) entre os candidatos à presidência da República. Ela destacou que Jair Bolsonaro (PL) “mentiu muito” e citou o aumento do salário mínimo prometido pelo atual CEO para 2023 caso ele seja reeleito. Além disso, o comentarista da Globonews apontou outros números, como o desmatamento, em que “brigou com os números”.

“No primeiro segundo do debate, o presidente Bolsonaro anunciou um aumento do salário mínimo que não está no orçamento, que é de R$ 1.294. Ele estava falando de R$ 1.400. Ou ele não sabe o salário mínimo, ou anunciou notícias que nem apreciou. O que isto significa? Que se for verdade, seria o primeiro aumento real do salário mínimo de 15,5% sobre o salário de 2022. É algo que não se sustenta porque não está escrito”. Miriam também mencionou a questão do meio ambiente. “Ele mentiu muito para o presidente Bolsonaro sobre números diferentes. Eu queria chamar a atenção para algo que mente persistentemente, que são os dados sobre desmatamento e queimadas”.

“É mentira que houve mais desmatamento no governo do que no outro. O que aconteceu foi que no governo Lula o desmatamento despencou, foi muito alto e despencou. De fato, em 10 anos o desmatamento diminuiu 80%, o que o presidente Lula disse é verdade. O presidente Bolsonaro está brincando com os números, ele sabe que está aumentando no seu governo e diminuindo no governo Lula. Em outros dados, há muitas mentiras nos números e dados que ele apresenta”, acrescentou o jornalista.

Antes do debate na Globo, no dia 16 de outubro, os candidatos à presidência da república se enfrentaram em um programa organizado pela TV Bandeirantes, TV Cultura, portal UOL e jornal Folha de S.Paulo. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, e o ex-presidente Lula (PT) tiveram uma hora e 40 minutos para discutir suas propostas nesta ocasião.

Em 21 de outubro, Lula e Bolsonaro foram convidados por um grupo de mídia composto por CNN Brasil, SBT, Estadão/Rádio Eldorado, Terra, Veja e Novabrasil FM, mas apenas o presidente apareceu para a entrevista de uma hora. A Coalizão Brasil da Esperança, responsável pela campanha de Lula, alegou “a incompatibilidade dos programas”.

No dia 23, Bolsonaro concedeu outra entrevista, desta vez para a Rede Record TV. A transmissão era para abrigar um debate entre os dois candidatos que avançaram para o segundo turno, mas Lula não compareceu por outros compromissos de campanha. O candidato à reeleição foi assim interrogado por jornalistas durante uma hora.

O primeiro turno das eleições de 2022 ocorreu em 2 de outubro. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 48,43% dos votos válidos (57.259.504), enquanto Jair Bolsonaro (PL) terminou com 43,20% (51.072.345). Quem vencer o segundo turno, marcado para este domingo (30), assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2023.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾