Hebrom existe até hoje?

Hebrom existe até hoje?

Sim. A Unesco, inclusive, considerou a cidade antiga de Hebrom patrimônio histórico mundial. Hebrom é vista como uma das cidades mais antigas do mundo e encontra-se ao sul da Cisjordânia. Hoje é considerado território palestino.

A língua falada pelo antigo povo de Israel era o Hebraico Antigo e tinha uma grande influência dos cananeus. Esse dialeto segue até o Cativeiro em Babilônia.

Segundo os relatos bíblicos e evidências arqueológicas, a história de Davi, desde seu nascimento, acontece aproximadamente entre os anos 1040 e 970 a.C. Já seu reinado teria durado por volta de 40 anos.

Como era a cerimônia de casamento no Antigo Testamento?

O casamento na Bíblia normalmente era motivo para comemorações animadas e que poderiam durar uma semana, ou mais. O curioso é que o matrimônio acontecia em duas etapas: a primeira era o noivado, celebrado diante de testemunhas. Através dele, a jovem era destinada ao rapaz, sem relação conjugal. Tratava-se de um compromisso sério, mas não era considerada ainda uma relação matrimonial.

Algum tempo depois (12 meses em alguns casos) se concretizava o casamento, por meio da celebração. Além disso, em um casamento hebreu, havia vários rituais significativos, que simbolizavam a importância do relacionamento entre marido e mulher, suas obrigações e direitos como casal e também em relação ao povo, o que davam sentido ao propósito real do casamento.

O plano inicial era que o rei fosse um modelo para a nação em todas as áreas: na vida espiritual, no conhecimento da lei, na confiança em Deus e no casamento. Nos relatos bíblicos está exposto claramente em Deuteronômio 17:17: “Ele não deverá tomar para si muitas mulheres; se o fizer, desviará o seu coração”.

Em outras palavras, não era indicado que ele tivesse um harém, como era costume de outros povos. Deus esperava do rei, e de todos os homens de Israel, que eles tivessem uma só esposa.

Mas, a história mostra que, nesse aspecto, a realeza de Israel falhou.

Também era um direcionamento de Deus. No capítulo 7 do livro de Deuteronômio, a orientação sobre esse assunto é clara: “…não farás com elas aliança; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos. Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses…”.

O motivo para isso era protegê-los dos costumes impróprios dos povos que viviam ao redor de Israel.

Mas, ao se casar com Maaca, Davi ignora isso. O rei visava crescer sua casa, afinal, era uma prática cultural da época. Então, apesar de ter sido um casamento político, não era a orientação de Deus.

Mais para frente vemos que o que Davi iniciou é ampliado por Salomão.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾